O nascimento dos “dentes-de-leite”

Uma das principais dúvidas que enfrentam os pais no crescimento dos seus pequenos filhos tem a ver com a cronologia da erupção dos dentes. Devido a isto, falaremos um pouco do assunto, a fim de melhorar os seus conhecimentos.

O crescimento e o desenvolvimento variam de indivíduo para indivíduo, dependendo de sua genética e outros fatores. No entanto, a idade em que irrompem os dentes, tanto os dentes de leite (decíduos ou provisórios) quanto os permanentes, variam muito.

As meninas sempre têm maturação mais cedo que os meninos, de tal forma que se pode esperar que as idades aqui referidas (que correspondem à média) sejam menores para as meninas e maiores para os meninos.

Havendo diferença de mais de 6 meses, é recomendável consultar um especialista.

Nas imagens a seguir, mais importante que a idade, referente ao nascimento do dente, é a cronologia de erupção dental, isto é, a seqüência com que eles irrompem na boca da criança.

Cronologia de erupção dental

Ainda que esta sequência também possa apresentar variações individuais, elas podem ser prenúncio de alguma anormalidade, principalmente naqueles casos em que um dos dentes erupciona e o corresponde no outro lado à arcada (seu homólogo) não erupciona.

Exemplo: O Incisivo central superior direito erupciona e o esquerdo tarda mais de 3 meses para mostrar sua presença. Quando isto acontece, levanta-se a suspeita de que há algum impedimento ou obstrução no caminho da erupção. Isto pode ser um dente extra numerário, um cisto, posição atópica genética ou traumática.

Tão logo se caracterize a irregularidade na sequência de erupção, o dentista deve avaliar esta situação.

FONTE: http://dentistaluis.blogspot.com.br/2011/02/o-nascimento-dos-dentes-de-leite.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *