Nota de Esclarecimento

O COSEMS/PB – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba, entidade que congrega os 223 municípios paraibanos, tem a finalidade de lutar pela autonomia dos municípios, congregar os dirigentes dos serviços municipais de saúde, funcionando como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações dos seus membros, participar da discussão da política de saúde em nível nacional, estadual e municipal, e atuar de todas as formas para que a saúde da população dos municípios paraibanos amplie sua qualidade de forma universal, integral e equânime.

 Dessa forma, o COSEMS/PB é instituição apartidária que visa contribuir para a implementação do Sistema Único de Saúde e sua atuação é sempre pautada em decisões colegiadas e pactuadas entre seus membros.

O COSEMS/PB não participa, direta ou indiretamente, de política eleitoral. Nossa função é a Política de Saúde Pública.

No tocante à defesa dos municípios, o COSEMS/PB procura, mesmo quando, por ventura, exista alguma inconsistência ou impropriedade nos dados apresentados pelos entes municipais, a negociação possível para que esses municípios não tenham nenhuma retração nos recursos recebidos o que pode provocar desassistência. Infelizmente, nem sempre é possível evitar perdas, pois a complexidade do SUS é tamanha que algumas situações indesejáveis são inevitáveis.

Reiteramos nosso posicionamento como instituição na defesa incondicional do Sistema Único de Saúde, sempre com foco no trabalho conjunto com o Ministério da Saúde e com a Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba, parceiros nessa luta permanente pela garantia do direito à saúde de forma universal, integral e equânime.

 

Soraya Galdino
Presidente do COSEMS/PB

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =