Ministro destacou a postura do Brasil no enfretamento ao vírus Ebola na abertura da 14ªExpoepi
Na noite dessa terça-feira (28) foi realizada a solenidade de abertura da 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). Estiveram presentes à cerimônia o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o presidente do CONASEMS, Antônio Carlos Nardi, o presidente da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Joaquim Molina, o secretário de estado da Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto e o representante do Governador do Distrito Federal.
Barbosa destacou a nova forma de financiamento federal das ações de Vigilância e também a importâncias das iniciativas que procuram o envolvimento da saúde com as instituições acadêmicas. “Essas parcerias fomentam a troca de informações e proporcionam melhora nas ações. Segundo o secretário, o país deu um exemplo ao mundo nos procedimentos realizados no caso de suspeita de Ebola, que ocorreu em Cascavel, no Paraná.
Nardi enalteceu a preparação do Brasil para grandes eventos, como a Copa do Mundo, e a união entre os entes federados no enfrentamento às doenças. “Com um bom planejamento conseguimos um excelente trabalho”, disse.
O Ministro Chioro parabenizou Jarbas Barbosa pela organização da 14ª EXPOEPI e congratulou as equipes de saúde que estiveram envolvidas no primeiro caso suspeito de Ebola no Brasil. “A resposta ao caso suspeito de Ebola foi imediata e só se tornou possível graças aos avanços alcançados pelo SUS durante esses 26 anos. Quero aqui destacar também os esforços das equipes de saúde de todo o país no combate à Dengue e Chikungunya que, por meio de ações intersetoriais, estão enfrentando com êxito esses agravos”.
Homenageados
A solenidade contou com homenagens aos trabalhos prestados no âmbito da saúde pública, tanto na área de gestão quanto acadêmica. São eles: Moises Goldbaum, Bruce Bartholow Duncan, Clovis Lombardi, Germano Gerhardt Filho, José Almir Santana, Márcia Furquim de Almeida e Marilisa Berti de Azevedo Barros.
A 14ª EXPOEPI conta com 3900 participantes, 742 trabalhos inscritos e 51 trabalhos premiados. O evento acontece de 28 a 31 de outubro, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. Para mais informações, acesse: www.expoepi.org.
Fonte: Cosems/SP
Foto: Roberto Ribeiro
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!