Mestrado Profissional em Atenção Primária em Saúde com ênfase na Estratégia de Saúde da Família

Até 19 de outubro, estão abertas as inscrições para o mestrado profissional em Atenção Primária em Saúde com ênfase na Estratégia de Saúde da Família. Com 22 vagas disponíveis, essa formação visa formar mestres a partir da sistematização do conhecimento técnico-científico produzido na prática dos profissionais de saúde. Dessa forma, pretende estimular a ampliação e o desenvolvimento de competências que qualifiquem o trabalho na atenção primária em saúde (APS) com ênfase na estratégia de saúde da família (ESF) e contribuam para o fortalecimento do SUS. A ENSP desenvolveu o curso em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio de Janeiro. O curso é dirigido exclusivamente a profissionais de saúde que atuem na ESF e no apoio matricial às equipes de saúde da família no âmbito da SMS/RJ.

Desenvolver competência para realizar ações de promoção da saúde; atuar na atenção à saúde da família; realizar a gestão do cuidado do indivíduo, da família e da comunidade; utilizar informações em saúde na ESF; e realizar atividades de educação em saúde no âmbito da ESF, como preceptoria, educação permanente, metodologias de ensino e aprendizagem. Esses são os principais objetivos da formação. O curso visa ainda formar profissionais que realizem ações de planejamento e avaliação na ESF e produzam conhecimento em serviços de saúde.

Os profissionais esperados são médicos, enfermeiros, farmacêuticos, odontólogos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, fonoaudiólogos e profissionais da biomedicina e da educação física que atuem como servidores públicos ou contratados na estratégia de saúde da família, apoio matricial às equipes de saúde da família, ou gestão/gerência de coordenação de área ou setores específicos da APS na SMSDC-RJ no âmbito local do município do Rio de Janeiro.

Esse curso de mestrado profissional integra o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, uma iniciativa acadêmica reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). O início das aulas, que ocorrerão nas dependências da ENSP, está marcado para 15 de março de 2013. As aulas estão previstas para a primeira quinta-feira e em todas as sextas-feiras de cada mês.

Os alunos que concluírem de forma integral o curso, com aproveitamento pleno em toda a programação didática e com trabalho final de mestrado aprovado, receberão o título de mestre em Saúde Pública, na área de concentração da Gestão em Saúde.

A bibliografia e o roteiro para a elaboração da súmula curricular estão disponíveis no edital.

Fonte: ENSP
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =