LER-DORT – A modernidade que facilita a vida pode afetar a saúde

Esforços repetitivos causam muitas dores. Foto: Corbis.com

Na última década houve um crescimento vertiginoso na comercialização de aparelhos portáteis voltados para a troca de informações, tais como os celulares de múltiplas funções, os tablets e os laptops. São inegáveis as facilidades agregadas ao nosso cotidiano desde o surgimento dessas maravilhas tecnológicas. Entretanto, o uso incorreto e excessivo desses aparelhos pode provocar lesões graves no usuário.

Os problemas provocados pelo uso demasiado do computador de mesa já são conhecidos, tendinites nos pulsos e dores variadas nos ombros, no pescoço e nas costas. Agora esses problemas também se estendem aos usuários das tecnologias portáteis. O uso prolongado desses equipamentos pode provocar Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho (LER-DORT).

Segundo Osvandré Lech, atual presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e um dos primeiros brasileiros a se dedicar ao estudo das LER-DORT, o diagnóstico é essencialmente clínico. “Não existem exames laboratoriais ou radiológicos que determinem o diagnóstico desta condição clínica, que pode ter várias manifestações. A informação de dor e de diminuição do desempenho são, por si só, evidências do quadro”.

Osvandré Lech relata que a melhor forma de evitar que a doença se instale é o uso racional de qualquer aparelho de digitação. “O exagero faz parte do quadro e a legislação em vigor determina que exista um período de repouso de 10 minutos a cada 50 minutos de trabalho. Quando se trata de lazer, vale a mesma regra”, informa o ortopedista

Fonte: Blog Viva Melhor
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =