Informações importantes sobre o Sistema HÓRUS

De acordo com a PORTARIA Nº 957, DE 10 DE MAIO DE 2016 que estabelece o conjunto de dados e eventos referentes aos medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e do Programa Farmácia Popular do Brasil para composição da Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), e a PORTARIA Nº 938, DE 7 DE ABRIL DE 2017 que altera a Portaria 957/GM/MS, todos os municípios terão a obrigatoriedade de enviar dados referentes à Gestão dos medicamentos. Este envio poderá ser realizado via Webservice, se o município utilizar sistema próprio, ou através da utilização do Sistema Hórus, quando o município optar  por utilizar tal sistema.

Para utilizar o Sistema HÓRUS, é necessário realizar a adesão, capacitação e implantação do sistema.

Verificamos que os municípios paraibanos de Algodão de Jandaíra, Aroeiras, Baía da Traição, Boa Vista, Borborema, Brejo dos Santos, Cachoeiras dos Índios, Caiçara, Capim, Catolé do Rocha, Coremas, Cubati, Cuité de Mamanguape, Fagundes, Junco do Seridó, Lucena, Malta, Mamanguape, Mogeiro, Olho d’água, Poço Dantas, Riachão, Riachão do Bacamarte, Riachão do Poço, Riacho dos Cavalos, Rio Tinto, Santa Cruz, Santa Terezinha, São José do Bonfim, São José dos Cordeiros, Sapé, Seridó e Serra Redonda ainda não possuem profissionais capacitados no Curso de Qualificação Nacional em Assistência Farmacêutica e Utilização do Sistema Hórus. Portanto, o município deverá realizar o curso caso escolha utilizar o Sistema Hórus, sendo necessário a pré-inscrição para a realização. Caso seu município possua algum profissional capacitado, solicitamos o envio do certificado de conclusão do curso, para que possamos atualizar nossa base de dados, tornando o município habilitado dentro desta etapa.

 

Sobre o curso

As pré-inscrições para o Curso de Qualificação Nacional em Assistência Farmacêutica e utilização do Sistema HÓRUS na modalidade à distância estarão abertas do dia 29/05 a 05/06/2017, com início do curso dia 13/06/2017.

O curso é uma realização do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde que tem por objetivo qualificar os processos de trabalho da assistência farmacêutica desde as centrais de abastecimento farmacêutico até as unidades básicas de saúde.

O curso online foi elaborado por uma equipe de professores doutores, mestres e consultores técnicos do MS entre outros parceiros da área da saúde, no intuito de oferecer aos profissionais da assistência farmacêutica e gestores do SUS, um curso na modalidade à distância potencializando e apontando estratégias de aprimoramento da gestão pública na área.

As inscrições serão realizadas através do endereço http://educafarsus.saude.gov.br/preinscricao/

Público Alvo: Profissionais da assistência farmacêutica dos Municípios, Estados e Distrito Federal.

Carga Horária: 40 horas.

Certificação pelo Ministério da Saúde.

Critérios para seleção:

  • Análise do público-alvo do curso e o perfil do candidato (serão atendidos, prioritariamente, profissionais dos municípios com Adesão ao Sistema HÓRUS);
  • Municípios que não possuem profissionais capacitados;
  • Ordem cronológica da solicitação da inscrição.

Caso o número de inscrições ultrapasse o número de vagas, os excedentes serão automaticamente incluídos na turma seguinte, que terá início aproximadamente em 25/07/2017.

Todo profissional pré-inscrito receberá e-mail no dia 13/06 sobre a situação da pré-inscrição.

É importante conferir também caixa de spam e lixeira do seu e-mail para verificar o recebimento deste informativo.

Dúvidas referentes ao sistema HÓRUS, entrar em contato através do e-mail horus.daf@saude.gov.br e pelos demais contatos da  Equipe de Suporte Curso EAD EducafarSUS

Setor Comercial Norte – SCN Quadra 02 Projeção “C”
CEP: 70.712-902 Brasília DF
Tel.: 61-3315-6281
e-mail: educafarsus@saude.gov.br
site: www.saude.gov.br/horus

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − um =