Governo do Estado disponibiliza pós-graduação para profissionais da Saúde

A partir desta segunda-feira (18), até o dia três de março, os profissionais de Saúde podem se inscrever para dois cursos de pós-graduação Lato Sensu de especialização em saúde da família.  Os cursos são “Ênfase na Implantação das Linhas de Cuidados” e “Gestão da Atenção Básica e de Redes Microrregionais de Saúde”. Eles são oferecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Para o primeiro curso estão sendo disponibilizadas 500 vagas para os profissionais de Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, que trabalhem na assistência no âmbito da Atenção Básica dos municípios paraibanos. Já a especialização em “Gestão da Atenção Básica” oferece 100 vagas para profissionais com formação de nível superior que atuem como gestores da atenção básica em secretarias municipais de saúde. As inscrições gratuitas acontecem, exclusivamente, pelo site www.ccm.ufpb.br/cesf2013/.

Os dois cursos serão semipresenciais e com 375 horas, cada. O de “Ênfase na Implantação das Linhas de Cuidados” terá como eixo norteador o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Estratégia Saúde da Família contemplando, especialmente, o trabalho multidisciplinar e os princípios da atenção primária à saúde. Ele visa instrumentalizar os profissionais para a prática crítica e cientificamente embasada na atenção básica, buscando reconstruir as metodologias de saúde para a efetiva implementação dos princípios e diretrizes do SUS.

Já o curso “Gestão da Atenção Básica e de Redes Microrregionais de Saúde” terá como objetivo capacitar gestores da atenção básica das secretarias de saúde dos municípios do Estado da Paraíba para desenvolver competências de gestão do cuidado e de gestão de serviços no contexto da atenção básica em âmbito municipal e suas articulações em redes regionais de atenção.

Mais informações no site www.ccm.ufpb.br/cesf2013/ ou pelos telefones do Cefor-PB 3214-1732 e 3218-7501.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − sete =