Cursos EAD para a Atenção Básica

O COSEMS/PB informa aos interessados lista dos cursos EAD relacionado à Campanha de Vacinação contra o HPV.

Primeiro curso: Curso EAD Adolescentes – crescimento e desenvolvimento, sexualidade e saúde reprodutiva, e principais problema clínicos. (Realização de 17 de março à 17 de junho de 2014). 

O curso destina-se a profissionais de saúde de nível superior, em especial àqueles cujo público principal é a população adolescente. O curso é gratuito e totaliza 80 horas, cumpridas a distância. Informações gerais sobre o curso podem ser obtidas no endereço: saudedoadolescente.com, em especial a seção “Estrutura do curso”, descritos abaixo: 

“O conteúdo do curso foi organizado em três eixos temáticos: crescimento e desenvolvimento, sexualidade e saúde reprodutiva, e principais problemas clínicos. Optou-se pelo modelo pedagógico de ensino baseado em casos. Os casos foram formulados por profissionais de saúde, tendo como base situações reais vivenciadas no dia a dia de trabalho. Cada caso está associado a diversas competências específicas e transversais. Competência é definida como a capacidade de aplicar adequadamente conhecimentos, habilidades e atitudes para alcançar um determinado resultado em contextos concretos. As específicas referem-se às habilidades e capacidades técnicas e as transversais são aquelas que contribuem para o desenvolvimento do trabalho como um todo. Os casos foram agrupados em diferentes níveis de complexidade: baixa, média e alta e, identificados por um nome-fantasia. Para resolver cada caso, você dispõe de algumas ferramentas de apoio: resumos, glossário, dicas, tabelas e gráficos, bem como, de uma série de capítulos do livro Saúde do Adolescente e Jovem: competências e habilidades, disponíveis para download. Todo o material textual encontra-se no formato PDF, o que permite que você os imprima com facilidade. Para enviar as resoluções de caso ao orientador, o programa lhe oferece um espaço específico.” Devido a esta estrutura, em que o aluno escolhe os casos que pretende resolver, de acordo com suas experiências, habilidades e expectativas pessoais, torna-se impossível especificar o programa exato que cada um irá cumprir.

Começaram as inscrições para turma do mês de março, caso haja interesse, enviar os formulários em anexo (até o dia 12 de março), para seleção de aluno através do e-mail: ead.adolescentes@gmail.com. É obrigatório que preencha os formulários em anexo.

Segundo Curso: HPV e a introdução da Vacina HPV no SUS

Disponível no site da UNA-SUS: http://www.unasus.gov.br/cursos/hpv

O curso Capacitação – Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) é oferecido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), integrante da Rede Universidade Aberta do SUS. A iniciativa é do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), em parceria com a UNA-SUS.

O objetivo deste curso é capacitar médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, especialmente os atuantes na Campanha de Vacinação contra o HPV vigente em todo o Brasil.

Nesse curso, serão apresentados os aspectos relacionados ao papilomavírus humano, bem como a sua relação com o câncer do colo do útero. Os profissionais de saúde serão instruídos, ainda, sobre as ações necessárias à operacionalização da campanha de vacinação e os aspectos relacionados ao registro nominal da vacinação e à cobertura vacinal.

Para que possa realizar o curso e receber seu certificado, é preciso atender à especificação: possuir dados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), ativo ou inativo, nas seguintes ocupações: médicos; enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

O Curso terá carga horária de 15 horas. Os interessados poderão realizar as inscrições a partir do dia 28 de fevereiro até 30 deabril de 2014, através do link https://ufpe.unasus.gov.br/moodle_unasus/. O aluno poderá fazer suas atividades entre 28 de fevereiro até 01 de maio de 2014. Para a primeira turma serão oferecidas 10.000 vagas.

Para acesso as informações sobre o flyer e os materiais da campanha de vacinação contra o HPV, segue o link:

 http://www.aids.gov.br/campanhas/2014/55814

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + quatro =