Cosems/PB participa do Seminário “Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros”

10325673_646753042060021_4691542040130895653_nO Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems/PB)     participou, na tarde desta terça-feira (10), do Seminário “Mais Médicos para o   Brasil. Mais Saúde para os brasileiros”, que contou com a presença do ministro da saúde, Arthur Chioro, do Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde André Bonifácio, da Presidente do Cosems/PB Soraya Galdino e de sua Vice Sandra Núbia. O encontro teve como objetivo apresentar os impactos do Programa Mais Médicos nos municípios paraibanos, e foi realizado no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, na Capital do Estado, reunindo gestores municipais de toda a Paraíba.

De acordo com o ministro, a implantação do programa nas cidades agregou mais qualidade e cuidado à prestação de serviço na Atenção Básica. “Com esta iniciativa, garantimos mais médicos, mais cuidado e mais assistência a quem mais precisa, principalmente àquelas pessoas que vivem nas comunidades e tinham dificuldade ao acesso aos serviços básicos de saúde”, declarou.

Segundo dados do Ministério da Saúde, apresentados pelo próprio ministro durante a realização do Seminário, o número total de consultas na Paraíba cresceu de 187.003 para 247.641 mensais, após o ‘Mais Médicos’, o que representa um crescimento de 32,4% nos atendimentos. O aumento de profissionais refletiu também na quantidade das consultas realizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital. Houve também um aumento de 34,8% no número total de consultas por demanda agendada, de 28,2% nas consultas de cuidado continuado, 33% nos atendimentos de consultas por demanda imediata e 39,8% no atendimento em saúde mental.

O “Mais Médicos” foi apresentado em julho de 2013 e faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Tem como objetivo aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.

A Presidente do Cosems/PB elogiou a iniciativa do Ministério da Saúde, que criou o programa, que proporcionou o deslocamento de Médicos para as áreas mais distantes e precárias do Brasil. Para Soraya Galdino o programa não se restringe apenas a entrada do profissional, mas também a todo o investimento na infraestrutura e equipamentos nas unidades de saúde. “É importante estarmos aperfeiçoando essa iniciativa, já que se trata de algo inédito em nosso país e por isso ainda apresenta muitos entraves dentro da gestão, precisando do apoio técnico do Ministério da Saúde”, ressaltou.10415612_646753275393331_3688300190791335726_n

O programa já conta com mais de 14 mil médicos alocados em unidades básicas de saúde de quase quatro mil municípios. De acordo com o Ministério da Saúde, em menos de um ano, o programa já beneficia mais de 49 milhões de brasileiros e traz resultados positivos na assistência à população.

Após a apresentação do Ministro, o evento foi encerrado com a realização de uma mesa de debate com o Secretário André Bonifácio; a médica cubana Yemisel Charadan, que apresentou o resultado de sua pesquisa com Medicina Alternativa no município de São José dos Cordeiros, na Paraíba e a Secretária de Saúde do município de São Bento-PB e também Vice-Presidente do Cosems-PB Sandra Núbia Pereira, que falou sobre as melhorias trazidas pelo Programa para o seu município.

Fonte: Portal Correio da Paraíba/ Assessoria Cosems-PB

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − oito =