Cosems/PB inicia processo de descentralização de assembleias

IMG_0258O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PB), tendo como Presidenta Soraya Galdino e vice Sandra Brilhante, iniciou nesta segunda-feira (16) o processo de descentralização das Assembleias do Conselho e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-E/PB) que antes aconteciam apenas na Capital Paraibana.

A iniciativa inédita na história do Cosems/PB contou com o apoio do Secretário Estadual de Saúde da Paraíba, Waldson Dias, e começou visitando o município de Patos, no sertão do Estado. Os encontros aconteceram no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, reunindo mais de 80 gestores municipais, que tiveram a oportunidade de participar das discussões acerca das políticas de fortalecimento do SUS.

Soraya Galdino, Presidente do Cosems/PB, explica que a decisão de descentralizar as reuniões para outras regiões da Paraíba veio a partir do momento em que ela percebeu a ausência de secretários do Sertão nos encontros, devido às dificuldades de deslocamento, havendo a necessidade de aproximar esses gestores dos trabalhos do Cosems. “Tivemos uma aceitação bastante considerável aqui em Patos e iremos trabalhar para que o sucesso continue também nos próximos municípios como Sousa e Campina Grande, facilitando a participação dos secretários para que eles também possam contribuir com a política de saúde pública”, diz.

As Assembleias do Cosems/PB e da CIB/PB foram realizadas nos turnos da manhã e da tarde, respectivamente. Pela manhã o Cosems contou com as presenças do Presidente do Cosems/CE Williams Freire e de seu Vice Josete Tavares, que falaram sobre o processo de implantação e assinatura do 1º Contrato Organizativo de Ação Pública de Saúde – COAP – do país, pactuado pelo Ceará.IMG_0282

O COAP oferece a oportunidade para que o cidadão possa acompanhar o cumprimento das metas estabelecidas nos compromissos assumidos pelas três esferas governamentais no tocante à saúde. Para o Presidente do Cosems/CE o debate é importante, fazendo com que o processo de regionalização na Paraíba seja cada vez mais fortalecido. “Levo daqui as melhores impressões possíveis, pois vejo nos gestores da Paraíba o interesse em melhorar a qualidade dos serviços de saúde”, afirmou o Williams

Durante o dia foram feitas algumas deliberações como a abertura de novos CAPS, alocação de recursos para a Vigilância em Saúde, a serem destinados às ações complementares as campanhas de HPV e Sarampo. Na ocasião, a Presidenta do Cosems aproveitou o momento para comunicar aos gestores presentes que a Paraíba sediará o III Congresso de Secretarias Municipais de Saúde das Regiões Norte e Nordeste. “Essa foi uma conquista importante para o nosso Estado. Poderemos qualificar ainda mais nossos profissionais e dar visibilidade ao Estado da Paraíba. Contamos com o apoio do Estado”, finalizou.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 7 =