Cosems-PB reúne autoridades e secretários municipais de saúde em inauguração da nova sede

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) realizou na manhã desta segunda-feira (17), a inauguração de sua nova sede, cujo o nome foi escolhido em homenagem à coordenadora do Samu Regional de Sousa, Adalgisa Maria Gadelha Vale Granjeiro, que faleceu em abril deste ano.

A solenidade contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, da vice-governadora da Paraíba, Ana Lígia Costa Feliciano e da secretária de Estado da Saúde (SES-PB), Roberta Abath, além dos demais secretários municipais de saúde do estado.

A presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, foi representada pela vice-presidente, Sandra Núbia Brilhante, que na oportunidade agradeceu o espaço cedido pela SES-PB. “Infelizmente Soraya, por motivo de saúde, não pode estar presente, mas esse momento é de alegria, já que agora poderemos receber com mais conforto e de formamais adequada todos os 223 secretários municipais”, afirmou.

De acordo com o presidente do Conasems, Mauro Junqueira, este é um avanço muito grande, que firma cada vez mais a importância do Cosems-PB nas discussões da saúde pública do Estado. “Mais que um novo espaço, a mudança mostra o reconhecimento do trabalho do Cosems-PB. Quero parabenizar este Conselho pelo excelente trabalho e por esta conquista. Isso mostra que a Secretaria de Estado da Saúde e o Governo da Paraíba reconhecem a parceria com os municípios do Estado. Deixando claro que sem o apoio dos municípios a política pública de saúde não acontece”, avaliou.

A vice-governadora da Paraíba, Ana Lígia Costa Feliciano também frisou a importância do Cosems-PB na articulação política com os municípios do estado. “Sabemos o quanto representa esse avanço para o Cosems-PB e os demais municípios da Paraíba, tendo em vista a crise pela qual passa o Sistema Único de Saúde em todo país, mas quero parabenizar a todos que fazem parte do Cosems-PB por essa grande investimento e conquista”, elogiou.

Em um discurso mais emocionado, a secretária de Estado da Saúde (SES-PB), Roberta Abath, parabenizou a homenagem feita à Adalgisa Gadelha. “Nada mais justo que homenagear essa grande mulher que Adalgisa Gadelha foi para a saúde da Paraíba. Profissional incansável a qual tive a honra de trabalhar junto. Na oportunidade, também parabenizo o Cosems-PB pela nova sede e ressaltando nossa parceria continua firmada visando sempre contribuir com os municípios de todo estado”, ressaltou.

Homenagem – O nome da nova sede, aprovada por unanimidade pelos secretários presentes na 6ª Assembleia Geral Ordinária, é uma homenagem a uma atuante defensora do SUS, que faleceu em abril deste ano. Adalgisa Maria Gadelha Vale Granjeiro foi coordenadora do Samu Regional de Sousa, representante do Cosems-PB na Câmara Técnica e no Grupo Condutor da Rede Urgência e Emergência do estado. Adalgisa Gadelha também foi ex-secretária de saúde do município de Monteiro e responsável pela implantação e qualificação do Samu na 4ª macrorregião e da UPA na Paraíba.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 1 =