COSEMS-PB reforça compromisso com a qualificação na APS em abertura da Especialização Cuida APS na Paraíba

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) participou, nesta quarta-feira (23), da abertura da Especialização em Melhoria do Cuidado Interprofissional das Pessoas com Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde (APS), promovida simultaneamente em diferentes polos do estado. A formação integra o projeto Cuida APS, uma iniciativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do PROADI-SUS.

Em São João do Rio do Peixe, Ronaldo Duarte, membro do Conselho Fiscal do COSEMS-PB, representou a entidade na mesa de abertura e ressaltou o impacto positivo da qualificação profissional para os municípios. Este curso marca o início de um novo ciclo na qualificação da Atenção Primária. Aqui temos a oportunidade de moldar profissionais que desempenharão um papel crucial na saúde pública. São João do Rio do Peixe, ao lado de Santa Helena e Triunfo, se fortalece como polo formador e protagonista desse processo transformador”, destacou Ronaldo Duarte.

No município de Uiraúna, a diretora de Vigilância em Saúde, Ruth Rany, foi a representante do COSEMS-PB. O evento reuniu gestores, educadores e profissionais de saúde da região em uma programação com momentos de integração, rodas de conversa e oficinas voltadas para o desenvolvimento das competências dos especializandos. Ruth reforçou a importância da formação como ferramenta de fortalecimento do SUS e valorização das práticas interprofissionais nos territórios.

Já em São José de Piranhas, a diretora Eliana Lopes, representante da 3ª Macro Patos-Sousa, integrou a mesa de abertura realizada na Escola Prefeito Joaquim Lacerda Leite, ao lado de autoridades locais e estaduais. Eliana destacou o papel estratégico da especialização na melhoria da gestão do cuidado e na construção de um sistema de saúde mais equitativo e eficiente. “A especialização Cuida APS se consolida como uma estratégia potente de transformação da Atenção Primária na Paraíba”, afirmou.

Com a participação do COSEMS-PB, a formação ganha ainda mais relevância como uma aliança concreta pela valorização dos profissionais da saúde e pelo cuidado integral à população paraibana.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 1 =