Foi realizada na manhã desta segunda-feira (11), na sala do Cosems-PB, em João Pessoa, uma reunião para implementação da Estratégia de Ação Rápida para o Fortalecimento da Atenção à Saúde e Proteção Social de Crianças com Microcefalia. Coordenada pela presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, a reunião contou com a presença dos assessores técnicos do Conselho e os gestores e técnicos representantes das macrorregiões de João Pessoa, Campina Grande e Sousa. O objetivo da reunião foipactuar a operacionalização das ações em âmbito regional nos municípios.

Devido a urgência para definição dos municípios executantes das ações diagnósticas o Cosems-PB foi convocado como parceiro que é da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB)  para ser intermediador dos trabalhos.

Desta forma ficou definido que os municípios de Sousa, João Pessoa e Campina Grande presentes na reunião, assumirão a responsabilidade pela execução dos diagnósticos para sua população própria e referenciada. Também foi acordado entre os presentes que semanalmente deverá ser informado ao Cosems-PB a relação de diagnósticos de microcefalia fechados por município executor do diagnóstico e de residência da criança. Por fim, ficou acordado a realização de CIB Extraordinária para homolagação desta pactuação deliberada, que ocorrerá no próximo dia 13 de abril, às 14hs, no auditório da CIB-E/PB.