COSEMS-PB participa do Seminário Estadual de Doenças Crônicas Focado em Anomalias Congênitas

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) esteve representado pelo diretor de Atenção à Saúde, Tiago Ferreira, durante a Mesa de Abertura do Seminário Estadual de Doenças Crônicas, realizado nesta quarta-feira (31), na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. O seminário, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) através da Gerência Executiva de Atenção à Saúde e da Coordenação da Saúde da Criança e do Adolescente, reuniu profissionais de saúde para discutir o enfrentamento das doenças crônicas, com foco nas anomalias congênitas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define as anomalias congênitas são como defeitos estruturais ou funcionais que ocorrem durante a vida intrauterina e podem ser identificadas na gestação, ao nascimento ou ao longo da vida. Neste contexto, o Seminário Estadual de Doenças Crônicas tem como objetivo incentivar a qualificação do registro de anomalias congênitas na Declaração de Nascido Vivo (DNV) e no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc). Dessa forma, é possível subsidiar a criação ou fortalecimento de políticas públicas de prevenção e controle, além de desenvolver políticas de atenção para minimizar ou até evitar os sinais clínicos e a mortalidade associada a tais condições.

O diretor de Atenção à Saúde do COSEMS-PB, Tiago Ferreira, destacou a importância do evento: “Apoiar discussões como esta é fundamental para o COSEMS-PB. Estamos sempre no centro das principais discussões para melhorar a vida das pessoas. Parabenizamos a SES-PB por essa iniciativa de aprimoramento e detecção das anomalias congênitas. Esses encontros são essenciais para fortalecer as políticas públicas de saúde e garantir um atendimento de qualidade para todas as crianças da Paraíba.”

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sixteen − 16 =