COSEMS-PB participa de audiência sobre municípios silenciosos junto ao SINAN na 3ª macrorregião de saúde

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) esteve presente na audiência promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) com os municípios classificados como silenciosos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), vinculados à 3ª macrorregião de saúde. O evento aconteceu nesta sexta-feira (22), no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos-PB, como parte das ações designadas nos autos do procedimento em questão.

Representando o COSEMS-PB, a secretária de Saúde de Bernardino Batista e diretora de Vigilância em Saúde, Ruth Rany Pereira Viana, integrou a mesa de abertura. A audiência teve como objetivo discutir os desafios para a efetivação das notificações no território, reunindo gestores municipais, gerentes regionais, apoiadores, profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e técnicos de vigilância em saúde. O encontro foi marcado pela troca de experiências e pelo fortalecimento das ações integradas em prol da saúde do trabalhador.

Para Ruth Rany Pereira, o evento destacou a importância da união de esforços para garantir a saúde do trabalhador. Ela parabenizou a iniciativa do Ministério Público do Trabalho e do CEREST e enfatizou a relevância da comunicação entre os núcleos de saúde do trabalhador nos municípios e os gestores, visando à efetivação das notificações de acidentes de trabalho. Durante sua fala, também compartilhou estratégias adotadas pela Vigilância em Saúde no município de Bernardino Batista, voltadas para a prevenção e proteção contra acidentes de trabalho.

“A audiência reforça nosso compromisso com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador. O COSEMS-PB abraça essa pauta com determinação”, destacou Ruth Rany Pereira Viana.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =