COSEMS-PB participa da abertura da 2ª Oficina Telenordeste na Paraíba, destacando Inovações na Atenção Primária

Nesta quarta-feira, 28, o Centro de Formação de Educadores de Campina Grande sediou a 2ª Oficina Telenordeste na Paraíba, um evento importante para o desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (APS) na região. A vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), Dra. Katiane Queiroga, destacou a importância do projeto Telenordeste na Paraíba, que tem como objetivo ampliar o acesso a atendimentos especializados em regiões do Nordeste com pouca oferta de serviços médicos. Este projeto, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba e o Hospital do Coração (HCOR), utiliza a tecnologia para proporcionar suporte remoto às unidades de saúde locais.

O Projeto Telenordeste PB, inserido no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), oferece tele-interconsultas e teleconsultorias nas áreas de cardiologia, endocrinologia, ginecologia/obstetrícia, neurologia, nutrição, pediatria, reumatologia, psiquiatria, psiquiatria infantil, neuropediatra, dermatologia, oftalmologia, cardio-pediatria, psicologia e enfermagem. Essa abordagem visa preencher a lacuna de especialidades médicas nas regiões nordestinas, permitindo que os profissionais de saúde da Atenção Primária possam contar com a expertise de especialistas sem precisar deslocar os pacientes para centros urbanos distantes.

Em sua fala durante a abertura do evento, Dra. Katiane Queiroga ressaltou a relevância do projeto para a melhoria da saúde. “O Telenordeste PB é um passo significativo para fortalecer a Atenção Primária à Saúde em nosso estado. Através das teleconsultorias, proporciona-se um acesso mais igualitário a cuidados especializados, o que é fundamental para o manejo eficaz das condições crônicas e para a qualidade de vida dos pacientes,” afirmou Dra. Katiane, enfatizando o impacto positivo que essa iniciativa terá na saúde pública da Paraíba.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =