Cerimônia de Posse da Diretoria do Cosems/PB – biênio 2013/2015

IMG_6631Foi realizada na tarde desta quarta-feira (30) a Cerimônia de Posse da Diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba – Cosems/PB – biênio 2013-2015. O evento aconteceu no auditório do Skyler Luxor Hotel, no Cabo Branco, em João Pessoa, e contou com a presença do representante do Ministério da Saúde Dr. André Bonifácio, Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde; da representante do Conasems Dra. Salete Cunha, também Presidente do Cosems do Rio Grande do Norte; do Deputado Estadual Dr. Adriano Galdino de Araújo; do representante do Governo da Paraíba Dr. Adalberto Fulgêncio; e do Secretário de Estado da Saúde Dr. Waldson Dias de Sousa, entre outras autoridades.

Em seu discurso de Posse, a Presidente Dra. Soraya Galdino ressaltou que sua expectativa, enquanto Presidente, é fortalecer ainda mais a parceria já existente entre a SES-PB e o Cosems-PB na luta por uma saúde de qualidade para todos os paraibanos, assim como tornar a Paraíba um exemplo na implantação e execução das políticas do SUS. “Neste compromisso está a responsabilidade de inserir na entidade aqueles secretários que ainda não participam ou que possuem opiniões divergentes, sobre a missão COSEMS, tendo em vista que este é um espaço que proporciona a oportunidade de debater todos os assuntos relacionados ao SUS e às políticas públicas de Saúde da Paraiba, assegurando que todas as decisões em relação à saúde e que dependam da diretoria serão tomadas dentro da entidade, por meio de assembleia ou reunião ampliada”, explicou Soraya.

Debates sobre judiscialização da saúde, fortalecimento do SUS e COAP também foram abertos. O Secretário de Estado da Paraíba Waldson Dias declarou que espera o apoio do Cosems-PB quando do fortalecimento do Sistema Único de Saúde no Estado, auxiliando na habilitação de novos serviços e no fechamento de novos Contratos Organizativos de Ação Pública – COAP. “O Apoio do Cosems é fundamental em qualquer situação. Um Estado nunca irá crescer, sem o auxílio de seus municípios”, disse. Já a Vice-Presidente e Secretária de Saúde de São Bento Sandra Núbia, enfatizou a importância da união entre os presidentes dos Cosems das regiões Norte e Nordeste, tendo em vista que estes apresentariam situações sociais e públicas parecidas, podendo, todos juntos, lutarem por melhorias em suas regiões. 

Para a representante do Conasems e Presidente do Cosems/RN Dra. Salete um dos principais problemas atuais do SUS é o gestor ter que trabalhar com uma tabela SUS defasada. “Precisamos nos unir aos nossos políticos e lutar pelo fortalecimento das nossas redes, sejam elas rede cegonha, urgência e emergência, qualquer uma que venha a contribuir para o nosso desenvolvimento. A luta será grande e precisaremos unir todo o Nordeste nesse caminhar sempre levando essa consideração nossas especificidades regionais e municipais”.

IMG_6795

O Secretário da SGEP e representante do Ministério da Saúde, André Bonifácio, destacou a coragem, tanto da Presidente Soraya Galdino, quanto de sua vice-Presidente Sandra Núbia, de aceitarem presidir um órgão que luta por um SUS integral e participativo em um país como o Brasil e, principalmente, em uma região como o Nordeste, que possui uma imensa diversidade cultural e política, onde cada especificidade tem que ser considerada, quando os conceitos de saúde tem que ser aplicados. “Não é fácil fazer gestão em um país como o nosso, onde a maior parte dos brasileiros não tem acesso a saúde de qualidade. Nós vivenciamos um momento onde a mídia briga para transmitir nossas falhas, esquecendo de mostrar quantas vidas são salvas através do SUS”, ressalta André. O Secretário ainda aproveitou o momento para expressar seu apoio ao Estado da Paraíba, caso este fosse escolhido para sediar o próximo Congresso de Secretários Municipais das regiões Norte e Nordeste.

Após as colocações das autoridades presentes na Cerimônia, iniciou-se a diplomação de cada membro da diretoria que estava presente na Solenidade e a entrega da placa de homenagem aos membros que compõem a Diretoria do Cosems no biênio 2013-2015.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =