Brasil retoma produção de insulina

Foto: Corbis

Foto: Corbis

Após 12 anos de interrupção, o MS (Ministério da Saúde) anunciou hoje (16/04/2013) a retomada de produção de insulina no país. A medida deverá beneficiar 1 milhão de pessoas que dependem do hormônio para tratar do diabetes pelo SUS (Sistema Único de Saúde). De acordo com a pasta, o Brasil será a quarta nação do mundo a produzir o medicamento. A expectativa é que o produto chegue às farmácias em 2014.

Depois que a Biobrás – laboratório que produzia insulina e a fornecia ao SUS – foi vendida a um grupo multinacional em 2001, o Brasil passou a depender somente das importações. A produção a partir de agora será feita pelo MS, através de parceria com o laboratório público Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a empresa brasileira Biomm. A economia que o novo processo trará ainda não foi revelada.

A previsão, segundo o governo, é que haja investimento de R$ 430 milhões nos próximos cinco anos – R$ 80 milhões do Ministério da Saúde e Fiocruz e o restante por meio de financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Fonte: Site Dr. Dráuzio Varella
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =