Aprenda a reconhecer a dor abdominal da apendicite

apendiciteA apendicite se apresenta sempre de maneira surpreendente, e os riscos que isso pode significar, dependendo da situação, são muito perigosos. Por isso que é muito importante aprender a reconhecer a dor abdominal, já que praticamente é o sintoma mais importante que pode advertir sua presença.

Quando a apendicite não é tratada de forma adequada ou rapidamente, a situação pode tornar-se muito perigosa e a peritonite pode ocorrer. Tomando todas estas considerações, acreditamos que é muito importante que você esteja bem informado e é por isso que hoje, damos-lhe todas as informações que você precisa saber sobre apendicite e como diferenciá-lo de outros problemas na região do abdômen.

O que é apendicite?

Apendicite é uma condição na qual o apêndice, um pequeno órgão em forma de saco localizado na região abdominal, ligado ao início do intestino grosso incha, inflama e fica cheio de pus.

É importante ressaltar que este órgão é do tipo vestigial. O apêndice sobressai do cólon e se encontra na parte inferior na zona mais baixa. Ainda não é conhecido o papel que essa estrutura desempenha no nosso organismo.

A dor que ocorre com apendicite normalmente começa a se sentir ao redor do umbigo e depois cresce, expandindo no abdômen inferior, à direita. O apendicite desenvolve-se entre cerca de 12 e 18 horas, a dor torna-se intensa e insuportável e, em seguida, após este período, é agravado ainda mais e a situação torna-se perigosa.

Muitas vezes, ocorre em pessoas entre 10 e 30 anos, mas isso pode acontecer com qualquer pessoa, mesmo em recém-nascidos e já houve casos incríveis, por exemplo, uma criança com menos de 1 mês de idade, apresentou apendicite.

Diagnóstico de apendicite é muito complexo e apresenta grande dificuldade quando se trata de crianças muito jovens ou em idosos, porque os sintomas são irregulares e podem variar em diferentes pessoas. Além disso, a condição se desenvolve num curto período de tempo em que se tem de atuar rapidamente e de forma eficaz.

Quando o tempo passa nota-se que, a inflamação cresce e se torna mais doloroso, dentro de áreas muito específicas e particulares facilmente reconhecidas pelos médicos, chamados pontos de McBurney.

Os sintomas mais comuns são tardios e são apresentados nesse curto período em que a situação piora. O mais típico é o seguinte:

  • A dor que começa na região do umbigo e que ao longo do tempo muda de posição.
  • Dor ao pressionar a área.
  • Dor intensa na região abdominal, especialmente no canto inferior direito.
  • Calafrios
  • Prisão de ventre
  • Diarreia
  • Febre (lentamente fica intenso)
  • Absoluta falta de apetite
  • Náusea
  • Tremores
  • Vômitos

Causas Da Apendicite

Embora as causas não sejam sempre as mesmas, em geral, é um bloqueio nas cavidades do apêndice por detritos ou os resíduos de alimentos e fezes, ou infecção onde apendicite pode ocorrer após uma infecção gastrointestinal, causando inflamação.

Em ambos os casos, as bactérias multiplicam-se e começam a aumentar o seu número muito rapidamente, com o material de enchimento e todo o pus infeccioso, que pode fazer rebentar literalmente apêndice ou quebrar.

Complicações Da Apendicite

Assim como uma bomba de tempo, se a inflamação não for tratada imediatamente, de forma rápida e adequada, como se referiu, o apêndice pode romper e liberar todas as pus e substância infecciosa que provoca inflamação.

Quando isso acontece, ele é chamado de fluidos peritonite e ao liberar se, eles ampliam a área do organismo, infectando o resto dos órgãos na área. Então, o que se faz é remover o apêndice do corpo rapidamente, a cirurgia abdominal, o mais comum deste tipo.

Outras complicações incluem a formação de uma fistula, abscesso, e no caso pouco provável que a cirurgia tenha algum tipo de complicação, infecção da ferida.

Reconhecer a dor abdominal de Apendicite

Você precisa consultar com seu médico imediatamente se:

  • Tiver dor na região do umbigo, que se estabelecem na parte inferior direita, causando dores severas e intensas que aumentam rapidamente ao longo do tempo e que são ainda mais fortes quando você exerce pressão sobre a área. Junto com a febre dor.
  • Vômito ou diarreia sanguinolenta.
  • O abdômen é sensível ao toque, com dor no peito ou no pescoço.
  • A dor aumenta quando você toma um antiácido.
  • Urina mais do que o normal ou queimação ao urinar.
  • Há vertigem e tonturas.
Fonte: Saúde Dicas
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 1 =