Agenda de atividades do Cosems-PB em Brasília

A presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), Soraya Galdino, juntamente com parte de sua equipe técnica e jurídica  tiveram uma intensa agenda de atividades esta semana em Brasília.

A primeira foi a Oficina Ampliada do Grupo de Trabalho do Conasems, que aconteceu de 18 a 20 de janeiro e teve como objetivo referir-se às ações de planejamento, aprimoramento, desenvolvimento e fortalecimento do Conasems e Cosems a partir da atenção básica e hospitalar, acompanhamento do processo de regionalização e do fortalecimento do pacto interfederativo no diálogo tripartite do Sistema Único de Saúde, Direito Sanitário e qualificação dos processos de trabalho dos Cosems.

Na oportunidade o Grupo de Trabalho de Direito Sanitário, discutiu a elaboração de plano de trabalho conjunto das assessorias jurídicas dos Cosems e do Conasems com elenco de temas prioritários e cronograma de ações.

No mesmo período, de 18 a 20 de janeiro, também aconteceu a Oficina do Grupo de Trabalho de Prestação de Contas dos Cosems, que discutiu e apresentou estratégia de elaboração de prestação de contas financeiras dos repasses oriundos da Portaria 220/2007. O objetivo da atividade foi elaborar ações de planejamento, aprimoramento, desenvolvimento e fortalecimento do Conasems e Cosems.

Por fim, a presidente Soraya Galdino e equipe participaram da reunião do CONARES, ocorrida dia 20 de janeiro. Na pauta dentre os diversos assuntos discutidos destacamos o Diálogo Interfederativo com Ministério da Saúde e a Síntese dos grupos de trabalho do CONASEMS: Atenção Básica, Atenção Hospitalar, Regionalização/COAP, o Direito Sanitário, Prestação de contas dos recursos da portaria 220.

Também foi apresentado o Planejamento CONASEMS: Prioridades 2016; Temas prioritários para o XXXII Congresso Nacional de Secretárias Municipais de Saúde; Situação dos suprimentos de imunobiológicos; Repasses Federais a municípios – Competência X Parcela e finalizando os trabalhos foram discutidas as Estratégias de Parceria com o Ministério da Saúde.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 4 =