VI Mostra Paraíba, Aqui tem SUS celebra a força do SUS paraibano com apresentação de 90 experiências e premiação de 26 trabalhos

A VI Mostra Paraíba, Aqui tem SUS, promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), foi um verdadeiro sucesso! O evento aconteceu nesta quinta-feira, 24 de abril, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, reunindo secretários municipais de saúde, apresentadores, membros da Comissão Avaliadora, da Comissão Organizadora e diversos convidados. A solenidade de abertura contou com a presença da presidente do COSEMS-PB, Dra. Soraya Galdino; do secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde representando a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, Patrick Almeida; da superintendente estadual do Ministério da Saúde na Paraíba, Joelma Greicy Fernandes; do diretor-geral da Escola de Saúde Pública da Paraíba, Dr. Matheus Sprícido; do presidente do Conselho Estadual de Saúde da Paraíba, Dr. Antônio Eduardo Cunha; e do professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Franklin Delano Forte.

Nesta edição, 90 trabalhos foram apresentados, com 26 experiências exitosas premiadas, demonstrando a potência da saúde pública municipal da Paraíba. O município de Triunfo conquistou o 1º lugar com a experiência “Unidades Âncoras como Estratégia de Expansão da Atenção Primária à Saúde”, apresentada por Joandro Ferreira Gomes. Em 2º lugar, Bananeiras brilhou com o trabalho “Experiência Vivenciada no Combate à Febre Oropouche no Município de Bananeiras – PB”, de José Barbosa de Carvalho Júnior. Campina Grande ficou em 3º com a iniciativa “Atualiza APS: Incorporação de Novas Ferramentas para Fortalecimento da Educação Permanente em Saúde”, apresentada por Maria Núbia de Oliveira.

Campina Grande foi o município com o maior número de premiações, sendo destaque com cinco experiências no ranking (3º, 7º, 8º, 10º e 21º lugares). Em seguida, Queimadas obteve três colocações (12º, 17º e 20º), consolidando-se como uma grande força da atenção básica paraibana.

CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS PREMIADOS:

  1. “Unidades Âncoras como Estratégia de Expansão da Atenção Primária à Saúde” – Triunfo
  2. “Experiência Vivenciada no Combate à Febre Oropouche no Município de Bananeiras – PB” – Bananeiras
  3. “Atualiza APS: Incorporação de Novas Ferramentas para Fortalecimento da Educação Permanente em Saúde” – Campina Grande
  4. “Terapias no Brincar: Relato de Experiência do Trabalho Multiprofissional com Crianças Neurodiversas” – Taperoá
  5. “Futebol da Inclusão no Cuidado Integral com os Usuários do CAPS de Barra de Santana-PB” – Barra de Santana
  6. “Projeto Integrar: Assistência Global e Humanizada à Criança com Transtorno do Neurodesenvolvimento” – Nova Palmeira
  7. “A Atuação do CIEVS Campina Grande no Monitoramento do Evento de Massa: O Maior São João do Mundo” – Campina Grande
  8. “Formação HUBCRIE: Ampliação do Acesso aos Imunobiológicos Especiais pelo SUS” – Campina Grande
  9. “Conhecendo para Confiar: O Impacto da Visita Prévia à Maternidade na Redução da Ansiedade Materna” – Cajazeirinhas
  10. “Desbravando a Amamentação: Intervenção Fisioterapêutica em um Banco de Leite Humano” – Campina Grande
  11. “Revolução na Saúde Reprodutiva: Inserção do DIU de Cobre pelo SUS Reflete o Cuidado com as Mulheres” – Brejo do Cruz
  12. “Espirometria Ocupacional como Intervenção Precoce na Saúde dos Trabalhadores do Campo” – Queimadas
  13. “Desperta ACS: Trabalhando a Psicomotricidade em Idosos” – Brejo do Cruz
  14. “Campanha de Vacinação Contra Influenza em 2024” – Bom Sucesso
  15. “Influência da Dor Musculoesquelética na Qualidade de Vida de Agentes Comunitários de Saúde” – Ibiara
  16. “Importância da Avaliação Odontológica à Puérpera e ao Recém-nascido Durante Visita Puerperal” – Coremas
  17. “Primeira Infância: Proposta de Atendimento Fonoaudiológico em Equipe de Saúde Mental” – Queimadas
  18. “Março Lilás em Umbuzeiro: Fortalecendo a Saúde da Mulher com Prevenção e Cuidado” – Umbuzeiro
  19. “Os CAPS Funcionam: O Empreendedorismo na Ressocialização dos Usuários” – São Bento
  20. “Implantação da Atualização da Caderneta de Vacinação no CAPS” – Queimadas
  21. “O Consultório na Rua no Enfrentamento à Sífilis da População Vivente de Rua” – Campina Grande
  22. “Cuidado Compartilhado: Implementação da Ficha de Acompanhamento da Gestante com Sífilis na 14ª RS” – Mamanguape
  23. “Fortalecimento do Cuidado de Pacientes Oncológicos na APS” – Santa Cruz
  24. “O Cuidado Primário e Equipe Multidisciplinar para Crianças Neurodivergentes” – Areia de Baraúnas
  25. “A Importância da Qualificação de Dados para o Alcance das Altas Coberturas Vacinais” – São Sebastião de Lagoa de Roça
  26. “Estratégia de Captação de Usuários na ESF São Francisco” – Sapé

Os 26 trabalhos premiados receberam inscrição gratuita para o XXXVIII Congresso CONASEMS, maior congresso de saúde pública do mundo, que ocorrerá entre os dias 15 e 18 de junho em Belo Horizonte-MG. Os 12 primeiros colocados também receberam prêmio em dinheiro no valor de R$ 2 mil, ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB). A Fiocruz/RJ concedeu aos três primeiros lugares o registro em vídeo Vozes da Saúde. O município de Triunfo ainda ganhou hospedagem ofertada pelo COSEMS-PB para participar do Congresso.

A presidente do COSEMS-PB, Dra. Soraya Galdino, celebrou o sucesso da VI Mostra Paraíba, Aqui tem SUS, destacando o protagonismo dos municípios e a força do SUS na Paraíba. Em sua fala, ela parabenizou todos os participantes e fez um reconhecimento especial aos gestores municipais de saúde:

“A VI Mostra Paraíba, Aqui tem SUS, foi um verdadeiro sucesso e reafirma o compromisso dos municípios paraibanos com a construção de um SUS resolutivo, humanizado e de qualidade. Foi emocionante ver tantas experiências inspiradoras que fazem diferença na vida das pessoas. Quero parabenizar especialmente os secretários municipais de saúde, que acreditam no potencial de suas equipes e incentivam a escrita e a participação na Mostra. São gestores comprometidos com a valorização do trabalho coletivo e com a melhoria contínua da saúde pública. Os 26 trabalhos premiados vão representar com orgulho a Paraíba no Congresso do CONASEMS em Belo Horizonte, mostrando ao Brasil que aqui o SUS acontece de verdade!”

O COSEMS-PB agradece aos parceiros que contribuíram para o sucesso da VI Mostra: Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), CONASEMS, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Escola de Saúde Pública da Paraíba, Plataforma Colaborativa IdeiaSUS e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ). O apoio dessas instituições foi fundamental para fortalecer e valorizar as boas práticas desenvolvidas na saúde municipal.

A VI Mostra Paraíba reforça o protagonismo dos municípios na construção do SUS que dá certo. Que venha o Congresso Nacional!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − três =