COSEMS-PB realiza 1ª Oficina para implantação do Projeto FortaleCIR em Pombal e Catolé do Rocha, nesta terça-feira (3)

O COSEMS-PB realiza nesta terça (3) em Pombal e Catolé do Rocha, reuniões nas CIR para implantação do Projeto FortaleCIR. O evento conta com a participação de prefeitos e secretários municipais de saúde. Em Pombal, a reunião aconteceu das 9 às 12h no Auditório da Policlínica Avelino Elias de Queiroga com 100% de adesão da 13ª CIR e em Catolé de Rocha a reunião da 8ª CIR foi realizada com 90% de adesão das 14h à 17h, no Centro Cultural Geraldo Vandré que pertencem a 3ª Macro Região.

De acordo com a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, a 1ª Oficina tem o objetivo de reforçar nos gestores municipais e demais atores da CIR, a importância do processo governança e regionalização na saúde e adesão do Projeto FortaleCIR.

O prefeito de Pombal, Abmael de Sousa destacou que este momento em que o COSEMS e a SES visitam os municípios é fundamental para conhecer e se sensibilizar quanto as dificuldades que enfrentam na atenção à saúde nessa região de saúde, principalmente na gestão local do Hospital Regional de Pombal como referência aos municípios vizinhos, sendo até fiscalizados e cobrados permanentemente pelo Ministério Público. Ele acredita que essa reunião foi uma oportunidade de rever e atender as nossas necessidades municipais e regionais de saúde.

O prefeito de Catolé do Rocha, Leomar Maia, esteve presente no lançamento do projeto FortaceCIR na 8a região de saúde, na oportunidade o prefeito destacou a importância desse projeto na perspectiva do fortalecimento das regiões, pois enfrentam muitas dificuldades devido a distância das grandes cidades. “Parabenizo a presidente do Cosems pela iniciativa neste projeto e a Secretaria de Estado da Saúde por estar apoiando essa ideia. Reforço aqui as dificuldades dos municípios pequenos e peço que olhem pelas regiões mais distantes da capital para que possam ser fortalecidas em investimentos, a fim de reduzir as dificuldades enfrentadas por nós todos os dias.”

A presidente da CIR, a secretária municipal de Saúde de São Domingos, Rita de Cássia Queiroga ressaltou a importância dessa agenda do Cosems e SES-PB para organizar e fortalecer a CIR, de modo que sensibilizem mais ainda os gestores de nossa reunião para reestruturar a nossa CIR. “Venho parabenizar nosso COSEMS-PB na pessoa da presidente Soraya Galdino e toda sua equipe técnica, pela inovação com o Projeto FortaleCIR que vem a nos enriquecer com a concientizar de que a União e a Organização. É que nos fará mais fortes. O principal objetivo na oficina foi alcançado com a participação expressiva de todos os segmentos desse processo de governança regionalizada. Assim como os esclarecimentos aos gestores municipais de suas responsabilidades e autonomias, que se estendem além dos limites de cada município o qual pertence. Que temos uma Política Pública voltada a Estruturação das Redes. Viabilizando e Elevando a Assistência Integral a toda a população. Temos que nos conscientizar e mudar a maneira de agir”, disse.

O presidente da 8ª CIR e secretário municipal de Saúde de Bom Sucesso parabenizou a realização da oficina. “Em nome da 8ª Região de Saúde, quero parabenizar o COSEMS na pessoa da presidente Soraya e toda sua equipe, como também a Secretária Estadual de Saúde, pelo apoio de capacitação ao Projeto FortalecerCIR. Nossa Gratidão!”, disse o secretário municipal de Saúde de Bom Sucesso e presidente da 8ª CIR, Tiago Ferreira.

A pauta contempla exposição dialogada sobre o Processo de regionalização no SUS e no estado da Paraíba por Soraya Galdino, discussão das Potencialidades e desafios para o processo de regionalização na Paraíba pela Secretaria de estado da Saúde, aplicação do questionário com os gestores para identificação das principais demandas das SMS e CIRs, segundo por debates e Assinatura do Termo de Adesão e Pactuação das atividades de concentração e de dispersão do Projeto FortaleCIR, entre outros pontos que serão tratados igualmente em todos os municípios.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 12 =