Nota Informativa 05/2018 SMS/VS/VE Informa acerca do esquema de vacinação da Vacina Tríplice Viral (SARAMPO, CACHUBA E RUBEOLA)
Indicação: Proteção contra rubéola, caxumba, sarampo e suas complicações.
Quem pode se vacinar: Crianças a partir de 12 meses, adolescentes e adultos até 49 anos.
Contraindicações: Imunodeprimidos, gestantes e alergia grave (anafilaxia) a um dos componentes da vacina, alergia grave a ovo de galinha (anafilaxia).
Esquema de doses:
Crianças a partir de 12 meses: uma dose aos 12 meses, e reforço entre 15 meses.
Crianças a partir de 2 anos de idade adolescentes e adultos até 49 anos: duas doses com intervalo mínimo de um mês. A vacina pode ser aplicada a qualquer momento, em qualquer idade, exceto durante a gestação. Idealmente todo adulto deve ter a comprovação de duas doses da vacina, aplicadas em qualquer momento da vida. ( uma vez vacinado sem comprovação é considerado NÃO VACINADO ).
OBS: para mulheres em idade fértil, é recomendado evitar engravidar nos 30 dias seguintes à vacinação.
Eventos adversos: Raros, mas quadro febril com ou sem exantema ou aumento da parótida podem surgir 7 a 10 dia após a aplicação.
ATENÇÃO: Nota Técnica Nº.33/2013 CGPNI-MS-SVS-VE; A vacina contra febre amarela não deve ser administrada simultaneamente com outras vacinas de vírus vivos atenuados, como a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) ou a varicela. É necessário estabelecer um intervalo mínimo de 30 dias entre as doses, salvo em situações especiais que impossibilitem manter o intervalo indicado. Se as vacinas forem administradas com menos de 30 dias de diferença pode ocorrer interferência na resposta imunológica.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!