6ª Assembleia Geral Ordinária do COSEMS-PB reúne gestores de Saúde para discutir avanços na assistência em saúde da Paraíba

Nesta quarta-feira (09), em João Pessoa, aconteceu a 6ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB). O evento reuniu secretários municipais de Saúde de diversas cidades do estado. A assembleia foi presidida pela presidente do COSEMS-PB,  e secretária de Saúde de Itabaiana, Dra. Soraya Galdino.

Um dos pontos destacados foi a garantia de assistência à saúde para pessoas com transtornos mentais em conflito com a lei, apresentada por Waldelita de Lourdes da Cunha Farias Rodrigues, do Centro de Apoio à Execução Penal (CAEP) da Defensoria Pública da Paraíba. Na área de Vigilância em Saúde, o diretor da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (AGEVISA), Dr. Geraldo Moreira de Menezes,  apresentou o Plano Estadual de Educação em Saúde voltado às Vigilâncias Sanitárias Municipais. Lidiane Nascimento Cassimiro, da Gerência Executiva de Regulação e Avaliação da Assistência (GERAV/SES-PB), abordou o fluxo do ambulatório estadual pré-dialítico. Na Atenção Primária à Saúde,

Kamilla Capristano, técnica da Gerência Executiva de Atenção da Saúde (GEAS/SES-PB), fez uma explanação sobre o monitoramento do Programa Nacional de suplementação dos micronutrientes na Paraíba.

A presidente do COSEMS-PB, Dra. Soraya Galdino, avaliou a relevância da assembleia para o fortalecimento da saúde pública no estado: “A 6ª Assembleia Geral Ordinária do COSEMS-PB é um espaço importante para que os secretários municipais de Saúde troquem experiências e discutam  soluções para os desafios enfrentados em seus municípios. Discutir temas como a assistência a pessoas com transtornos mentais, a qualificação das Vigilâncias Sanitárias e a promoção de uma Atenção Primária mais eficaz são fundamentais para assegurar que o Sistema Único de Saúde continue sendo um instrumento de equidade e de cuidado para todos os paraibanos”.

Após o término da assembleia, teve início a reunião da Comissão Intergestores Bilartite da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (CIB-PB) com a presença do secretário de estado da Saúde da Paraíba, Dr. Ari Reis e a bancada do COSEMS-PB.