21/jun – Dia Nacional de Combate a Asma

dia_asmaEm 21 de junho, Dia Nacional de Combate à Asma, os especialistas da ASBAI(Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) alertam sobre a importância do controle da doença, que afeta de 10% a 25% da população brasileira, responsável por 400 mil internações hospitalares (DATASUS 2001), 2.500 óbitos e um número incontável de atendimento ambulatorial. Os médicos apoiam meta lançada pela Ong internacional Gina Brasil (Iniciativa Global Contra a Asma), em reduzir até 50% os casos da enfermidade até o ano de 2015.

O que é a Asma

Asma é uma doença causada pela inflamação dos brônquios, caracterizada por crises agudas de falta de ar, tosse e chiado no peito. A falta de ar é ocasionada pelo estreitamento dos brônquios, dificultando a passagem de ar para os pulmões. Alguns fatores podem ser predominantes para desencadear a doença, tais como as viroses respiratórias, crises alérgicas, exposição a substâncias irritantes e baixa temperatura.

Obesidade é apontada como fator de risco para a doença

O tratamento da asma geralmente é feito à base de corticosteroides, que alteram o peso do paciente, desencadeando em muitos casos, a obesidade. Os especialistas explicam que, neste caso, o acompanhamento deve ser feito pelo alergista em conjunto com o endocrinologista. Em outros casos, a obesidade aumenta as chances do indivíduo ter asma e, quando associadas, dificulta o tratamento. De acordo com as pesquisas, as mulheres e, em geral, as obesas, sendo, portanto, mais suscetíveis à asma.

Tratamento

O tratamento em pacientes asmáticos é feito com remédios a base de corticoides, por via inalatória ou oral, que agem na diminuição da inflamação dos brônquios, e tem o objetivo de estabilizar e controlar os sintomas da doença. Os tratamentos à base de vacinas também ajudam na prevenção e controle, principalmente em pacientes que desenvolvem o quadro alérgico. “A Asma não tem cura, mas quando é realizado o controle e um tratamento adequado pode levar até uma remissão total dos sintomas por vários anos, ou pela vida toda”, comenta Dr. João Negreiros Tebyriçá, presidente da ASBAI.

Outra maneira importante de prevenir é ressaltar que a higiene ambiental deve ser feita com rigor na casa dos pacientes que sofrem da doença.

Fonte: mdemulher
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =