1º Simpósio Estadual de Saúde Digital Debate Desafios e Oportunidades da Saúde 4.0 na Paraíba

João Pessoa sediou o 1º Simpósio Estadual de Saúde Digital (SESD), nesta sexta-feira (19), promovido pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, no Espaço Cultural. O evento, que abordou o tema “Saúde 4.0: Desafios na Qualificação de Dados em Saúde”, contou com a presença de importantes, incluindo a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), Dra. Soraya Galdino, e a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Dra. Ana Estela Haddad, do secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Dr. Aris Reis e outras autoridades. Vários secretários municipais de Saúde também marcaram presença, reforçando a importância da discussão sobre a digitalização da saúde.

O simpósio ofereceu uma série de palestras que exploraram tópicos cruciais para a transformação digital no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os temas abordados, destacaram-se: “O Papel da Transformação Digital no SUS”, “Estratégias da Saúde Digital no Estado da Paraíba – Avanços e Perspectivas”, “Sistemas de Informação e a Interoperabilidade na Rede Nacional de Dados em Saúde Digital”, “Telessaúde PB: Experiência Exitosa Através da Plataforma Saudemeet”, “Desafios e Oportunidades na Implantação de Tecnologias Digitais na Saúde” e “Qualificação dos Dados em Saúde: Perspectivas de Construção de Inteligência Artificial em Saúde”.

Durante o evento, Dra. Soraya Galdino destacou a importância de retomar as discussões sobre saúde digital, enfatizando que o governo anterior havia paralisado esses debates. “Os dados que temos na saúde digital são importantíssimos para a tomada de decisões, especialmente nesta era da Telemedicina. A telemedicina vem para auxiliar e preencher a lacuna de profissionais especializados, e precisamos de uma internet de qualidade e uma saúde digital compatível para que os municípios tenham acesso a várias especialidades”, afirmou a presidente do COSEMS-PB. Ela também parabenizou o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde pela promoção de eventos que visam melhorar a assistência à população.

O secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Dr. Ari Reis, também ressaltou a importância da parceria com o COSEMS-PB para garantir a adesão dos municípios ao Saúde Digital. “Sem a adesão dos municípios e a parceria do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e do COSEMS-PB, não teríamos avançado. A Rede Estadual de Saúde contempla 34 unidades hospitalares e quatro UPAs distribuídas por todas as regiões do estado. A parceria com os secretários municipais é crucial para informatizar a nossa rede e levar a telemedicina a todos os cantos da Paraíba. Alguns municípios, como Piancó, já têm uma rede de telemedicina estabelecida, e continuaremos a avançar”, destacou Dr. Ari Reis.

De acordo com dados apresentados, a Paraíba possui mais de 33 milhões de registros de saúde na Rede Nacional de Dados em Saúde (RDNS). O 1º SESD demonstrou ser um marco significativo na busca por uma saúde mais conectada e eficiente na Paraíba, destacando-se como um exemplo a ser seguido por outras regiões do Brasil.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 7 =