04/abr – Dia do Parksoniano

04abr_parkinsonianoHoje se comemora o Dia Nacional do Parkinsoniano. Atualmente, existem cerca de 4 milhões de pessoas identificadas com a doença. O mal de Parkinson é a associação de distúrbios motores como lentidão nos movimentos, postura instável, tremores e rigidez corporal.

O Parkinson é uma anomalia neurológica e atinge principalmente, as pessoas à cima de 60 anos. A doença não causa nenhum tipo de dano à capacidade intelectual do portador, não afeta a memória e não é contagiosa!

Infelizmente, não existem testes ou exames que dêem o diagnóstico e disponibilizem a prevenção. Os sintomas iniciais podem ser notados pela observação. Cansaço ao final do dia, mudança na caligrafia (tornar-se ilegível), dificuldade com a fala/pronúncia e desânimo sem algum motivo aparente.

O tremor, geralmente, é o primeiro sintoma notado por amigos ou familiares do portador. O início desses tremores pode começar em um dos pés ou em uma das mãos.

O tratamento requer atendimento especializado. Embora que, para a doença, ainda não exista uma cura, os médicos e especialistas prescrevem medicamentos que amenizam e adiam a propagação e piora da doença. Acompanhamento psicológico e fisioterapêutico do paciente também são realizados.

Existem associações que promovem encontros para orientações e troca de experiências com os portadores de Parkinson. A associação Brasileira de Parkinson promove assistência social, sem fins lucrativos, aos portadores. Maiores informações no site: http://www.parkinson.org.br

Base de dados: http://www.doencadeparkinson.com.br
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × dois =