04/abr – Dia do Parksoniano
Hoje se comemora o Dia Nacional do Parkinsoniano. Atualmente, existem cerca de 4 milhões de pessoas identificadas com a doença. O mal de Parkinson é a associação de distúrbios motores como lentidão nos movimentos, postura instável, tremores e rigidez corporal.
O Parkinson é uma anomalia neurológica e atinge principalmente, as pessoas à cima de 60 anos. A doença não causa nenhum tipo de dano à capacidade intelectual do portador, não afeta a memória e não é contagiosa!
Infelizmente, não existem testes ou exames que dêem o diagnóstico e disponibilizem a prevenção. Os sintomas iniciais podem ser notados pela observação. Cansaço ao final do dia, mudança na caligrafia (tornar-se ilegível), dificuldade com a fala/pronúncia e desânimo sem algum motivo aparente.
O tremor, geralmente, é o primeiro sintoma notado por amigos ou familiares do portador. O início desses tremores pode começar em um dos pés ou em uma das mãos.
O tratamento requer atendimento especializado. Embora que, para a doença, ainda não exista uma cura, os médicos e especialistas prescrevem medicamentos que amenizam e adiam a propagação e piora da doença. Acompanhamento psicológico e fisioterapêutico do paciente também são realizados.
Existem associações que promovem encontros para orientações e troca de experiências com os portadores de Parkinson. A associação Brasileira de Parkinson promove assistência social, sem fins lucrativos, aos portadores. Maiores informações no site: http://www.parkinson.org.br
Base de dados: http://www.doencadeparkinson.com.br
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!