Plenária Popular Regional para preparação da 15º Conferência Nacional de Saúde

A 15ª Conferência Nacional de Saúde, com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” busca a ampliação da mobilização social.

Nesta perspectiva, o processo de realização da 15ª CNS promoverá, dentre outros momentos, as Plenárias Populares Regionais, espaços que terão como marca a mobilização social, não deliberativas, mas impulsionadoras da reflexão e formulação acerca dos avanços, desafios e prioridades necessárias para avançarmos na construção do SUS.

Assim, as Plenárias Populares Regionais buscam incluir representações que atuam no enfrentamento das iniquidades em saúde, como: os diversos segmentos populacionais (mulheres, idosos, população do campo, floresta e água, juventude, população negra, quilombola, LGBT, população em situação de rua, pessoas com deficiências, entre outros); no processo de busca de alternativas aos desafios enfrentados no trabalho e na gestão em saúde, além daqueles de caráter territoriais relacionados à efetivação do direito à saúde.

Objetivos das Plenárias Populares Regionais

O objetivo geral das Plenárias Populares Regionais é a Mobilização Social para o processo de conferências municipais, estaduais e nacional, fortalecendo a perspectiva da participação popular e plural.

As Plenárias Regionais Populares se caracterizam também, como espaço formativo de novas lideranças e representações e possibilitarão a avaliação participativa da situação da saúde no Brasil, articulando o olhar dos avanços e desafios ligados à implementação do SUS às demandas territoriais, regionais e locais.

Em anexo, documento original do CNS, orientador das Plenárias Populares.

DURANTE REUNIÃO REALIZADA PELO CNS COM OS (AS) SECRETARIO(A)S EXECUTIVO(A)S, COM A PRESENÇA DE ANA MARIA DE LIMA GOMES E DO VANDINEI VIEGAS DOS ANJOS, FOI COMUNICADO QUE SERIAM 33 (O CES PB conseguiu elevar para 37) VAGAS PARA CADA ESTADO NE. Devendo haver as plenárias estaduais de conselhos de saúde para a difundir as mobilizações necessárias juntos aos movimentos sociais. (O que não houve no Estado, porém tendo sido realizada mobilização pelo CMS JP (EM 04/02/2015). Com a participação de 120 pessoas dos mais variados segmentos da sociedade.

O CES PB, indicou na RO, para a Plenária Regional NE, 18 membros do próprio CES. E para todos os demais movimentos, incluindo os conselhos municipais de saúde (223), foi facultada 19 vagas, distribuídas com o apoio do COSEMS (estava presente).

06 vagas – I MACRO

05 vagas – MACRO C. GRANDE

04 vagas –  MACRO PATOS

04 vagas – MACRO CAJAZEIRAS

Conhecendo o compromisso desse órgão com os movimentos sociais da paraíba, envio em anexo o Documento Orientador, repassado pelo MS E CNS, priorizando a participação popular, dando inclusive preferência aos movimentos sociais excluídos da participação dos conselhos.
Segue ainda link aos interessados em participar da Plenária Regional NE. Não disponibilizadas pelo CES PB.

Segue o link para as inscrições:

 

Contatos para maiores informações: Secretária Executiva do Cesau/CE:

Telefones: (85) 3101-5209, (85) 3101-5211 – (85) 3252-3676

SONIA LACERDA
twitter@lacerdasonia
facebook: Sonia Lacerda
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =