Mitos e verdades sobre o câncer

mito_verdadeMito: Ter câncer é uma questão de destino.

Verdade: Com as estratégicas certas, aproximadamente 30% dos casos de câncer podem ser evitados.

A prevenção é a maneira mais econômica e sustentável de reduzir o ônus do câncer global em longo prazo. Políticas e programas locais, regionais e nacionais que promovem estilos de vida saudáveis são essenciais para a redução dos cânceres que são causados por fatores comportamentais como tabagismo, consumo de álcool, dieta pouco saudável e falta de atividade física. O uso de tabaco está ligado a 71% de todas as mortes por câncer de pulmão e pelo menos 22% de todas as mortes por câncer.

Para países de renda baixa e média, estima-se que as infecções crônicas expliquem aproximadamente 23% de todos os cânceres, como o de fígado, do colo do útero e de estômago, associados a infecções pelo vírus da hepatite B (HBV), papilomavírus humano (HPV) e a bactéria helicobacter pylori (H. pylori), respectivamente.

Exposição a uma vasta gama de causas ambientais do câncer em casa e no local de trabalho, incluindo exposição à aflatoxinas, poluição interna do ar, radiação e luz do sol excessiva também são importantes causas evitáveis de câncer.

Igualmente importante é o desenvolvimento de estratégias para encorajar o comportamento de busca por ajuda, incluindo consciência e educação sobre como reconhecer os sinais e sintomas para os cânceres de mama, colorretais, pele e bucal, e entender que uma avaliação em tempo hábil dos sintomas aumentará as chances de cura.

Evidências

  • As pessoas, as lideranças políticas e os profissionais de saúde precisam compreender que muitos casos de câncer podem ser evitados com mudanças apropriadas no estilo de vida, que o câncer pode frequentemente ser curado, e que há tratamentos eficazes disponíveis, independentemente do cenário econômico.
  • Em muitos países em desenvolvimento, o estigma associado ao câncer pode levar os pacientes a procurarem tratamentos alternativos em vez de tratamentos padrão.
  • Embora a consciência geral do câncer em países em desenvolvimento seja baixa, o nível de interesse a respeito da doença é alto, e o público está atento às mensagens sobre a doença.
  • Recentes experiências com rastreamento em países em desenvolvimento sugerem que, uma vez que as pessoas compreendem as informações básicas sobre o câncer e sabem como acessar os serviços, elas tendem procurá-los. Não menos importante é o desenvolvimento de estratégias para incentivar a procura por ajuda, incluindo sensibilização e educação sobre as maneiras de reconhecer os sinais e sintomas, bem como compreender que o diagnóstico em tempo hábil aumentará as possibilidades de cura.

Mito: O câncer não é apenas um problema de saúde.

Verdade: O câncer possui implicações de grande alcance social, econômico e de direitos humanos.

O câncer constitui um grande desafio ao desenvolvimento, debilitando os avanços sociais e econômicos por todo o mundo (OMS, 2011). Aproximadamente 47% dos casos de câncer e 55% das mortes por câncer ocorrem em regiões menos desenvolvidas do mundo. Até 2030, se a tendência atual continuar, a incidência de câncer aumentará 81% nos países com HDI baixo e médio comparado com 2008.

Hoje, o impacto do câncer sobre as pessoas, comunidades e populações ameaça impedir a realização das metas de desenvolvimento globais atuais, as Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDGs) que vencem em 2015. O impacto sob a produtividade e renda familiar e os altos custos de tratamento empobrece as famílias.

Ao mesmo tempo, a pobreza, falta de acesso à educação e à assistência médica expõem a população a riscos adicionais para desenvolver e morrer de vários cânceres. Apenas dois tipos de cânceres, o do colo do útero e o de mama, juntos, somam mais de 750.000 mortes a cada ano, a maior parte em países de baixa e média rendas.

Mito: O câncer é uma sentença de morte

Verdade: Muitos cânceres que já foram considerados uma sentença de morte podem agora ser evitados ou curados. Para muitas pessoas afetadas pelo câncer, a doença pode ser gerenciada como uma condição crônica. Somente nos Estados Unidos, existem 12 milhões de americanos vivendo com câncer.

Avanços no entendimento do risco e estratégias de prevenção, na detecção precoce e no tratamento revolucionaram a gestão do câncer, levando a melhores resultados para os pacientes.

Mito: O câncer é uma doença de idosos

Verdade: O câncer afeta pessoas de todas as idades, muitas no momento em que elas estão mais produtivas. Isso é uma tragédia para as famílias e tem o potencial de causar impacto no longo prazo sobre o desenvolvimento econômico.

O câncer também afeta os jovens. Para crianças com idade entre 5-14 anos, o câncer é a terceira principal causa de morte em países de renda alta-média, quarto em países de renda baixa-média e oitavo em países de baixa renda.

Fonte: INCA
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − quatro =