Agenda de atividades intensa no segundo dia (17) do II Seminário Gilson Carvalho, realizado no Hotel Sapucaia, em João Pessoa. Aconteceram palestras e rodas de conversas. Na primeira mesa de discussão do dia, cujo tema foi “Fortalecimento da gestão municipal de saúde: o papel das entidades que apoiam a qualificação no SUS foi composta pela presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, pelo representante da Abrasco, Elias Rassi, a vice-presidente do Conasems, Iolete de Arruda e o representante da Opas, Fernando Leles.

O diretor do Conasems e presidente do Cosems-PA, Charles Tocantins ressaltou que é importante que a Paraíba saiba que hoje, o que o Cosems-PB faz tem repercussão e influência no Brasil e que apesar do cenário conturbado consegui agregar e fomentar ricas discussões.

 “O Seminário foi realizado em um momento difícil onde o Ministério da Saúde não garante os repasses financeiros. Período de grave crise política, econômica e até do SUS, onde são apresentados vários problemas. E o seminário veio justamente contra este cenário. O nome Gilson Carvalho é esperança. A qualidade dos palestrantes é outro ponto relevante no Seminário além uma grande mobilização juntos aos gestores municipais onde a grande maioria se fez presente até o final do evento. O Cosems-PB está de parabéns por fomentar grandes debates de excelente qualidade”.

De acordo com o representante da Opas, Fernando Leles, o SUS é um sistema extremamente complexo e no Brasil várias instituições envolvidas na gestão de sistema e que o Cosems-PB nesse aspecto cumpre seu papel. “O Cosems-PB possui um grande poder de articulação. Ele não inventa a roda mas usa os recursos e parceiros já existentes e isso, claro, é uma fórmula muito mais eficiente e que dá resultados muito maiores pois trata-se de uma construção conjunta de conhecimento.

Ainda falando sobre o mesmo tema a primeira vice-presidente do Cosems-RS, Sandra Sperotto seminários assim são de extrema importância para os gestores. “Discussões deste nível nos proporcionam recarregar as baterias com novos olhares, novas perspectivas e possibilidades e é desta forma que conseguimos construir novos processos, ampliar as ações e achar soluções com a troca de informação dos palestrantes. Conhecer outras realidades acerca das mesmas experiência e muito enriquecedor para os gestores e foi isso que essa mesa de discussão nos trouxe”, avaliou.

 Já para o representante da Abrasco, Elias Rassi, o momento turbulento em que o país vive se faz necessário uma reorganização de sua estrutura dos processos políticos e de representação. “Estamos vivendo uma crise sem precedentes no Brasil mas a saúde é um direito de cidadania e essa aglutinação que o Cosems-PB nos propicia trazendo secretários de saúde de todos os município dos estado ocorre num momento delicado, mas também para pessoas de coragem que têm compromisso com a população”, ponderou.

 Também foram realizadas as Rodas de Conversa: “Chuva de palpites” e possibilidades de acesso. Relato de experiências sobre a relação dos gestores municipais de saúde com as organizações, associações, entes da administração e Conselhos de Saúde, que contou com a participação d todos os palestrantes.