O último dia (18) do II Seminário Gilson Carvalho começou com a Mesa “Financiamento e as novas Legislações do SUS: ousadia de fazer e cumprir – Governança e Instrumentos de Gestão” e contou palestrantes de várias as esferas governamentais.

O representante do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (Desid/SE/MS), Carlos Octávio Ocké Reis afirmou que o Seminário veio em um momento muito oportuno. “Nós estamos em um quadro de subfinanciamento crônico do Sistema Único de Saúde e embora, boa parte dos problemas de gestão decorram da ausência de financiamento, a gestão tem o seu papel a cumprir, não só no combate às fraudes, à corrupção, mas também no sentido de otimizar os recursos do sistema, de elevar a produtividade, de desenhar melhor os contratos, de melhorar o ambiente de trabalho. Assim, com a atual conjuntura de aperto orçamentário, de baixa execução financeira, fazer um seminário sobre gestão é extremamente relevante para que possamos enfrentar as dificuldades em 2016”, avaliou.

A Mesa também contou com a participação de um olhar estrangeiro, o médico colombiano e representante da OPAS no Brasil, Edgar Héman Gallo Montoya. Ele afirmou que o SUS é um dos melhores sistemas de saúde do mundo, mas que precisa de compromisso dos gestores. “Os secretários municipais de saúde têm a responsabilidade de desenvolver todas as condições necessárias para a prestação de serviços com qualidade, eficiência, sempre visando otimizar os recursos já existentes. Por isso a importância e responsabilidade de um seminário como este que foca na qualificação para que os gestores tenham as todas ferramentas para desenvolverem as condições  necessárias para oferecem um serviço de qualidade à sua população”, declarou.

Também participaram da mesa a coordenadora do Núcleo da Economia da Saúde (SES), Shirleyane Araújo Brasileiro, a secretária de saúde de Jaboatão dos Guararapes (PE), Gessyane Vale Pinto e o representante do  Cosems-PB, Wellington Antônio Rodrigues de Oliveira, que foi o coordenador da mesa.

Finalizando os trabalhos do Seminário, no período da tarde aconteceu a última Roda de Conversa “Chuva de Palpites”- Troca de Experiências, Governança e Instrumentos de Gestão.