O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) realizou na manhã desta quinta-feira (7) o workshop para orientar os gestores a respeito do questionário solicitado pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB)  ‘Governança e Gestão da Saúde no Setor Público’, no auditórioPlenário João Agripino do TCE-PB, em João Pessoa.

O evento foi ministrado pela presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino e contou com o apoio dos assessores técnicos do Conselho, Joseneida Teixeira Remígio e Nelson Calzavara, além do auditor de contas públicas do TCE-PB, Alain Boudoux. Na oportunidade  foi apresentado o questionário do TCE-PB onde foi feito um passo-a-passo orientando seu preenchimento onde, em tempo real, os gestores iam tirando suas dúvidas.

De acordo com a presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, capacitar e qualificar os gestores é um dos principais papéis do Conselho. “Um gestor capacitado e qualificado trabalha melhor, pois ele consegue se organizar e planejar suas estratégias ação com mais segurança e resolutividade. O resultado de tudo isso é que a qualidade dos serviços de saúde ofertados para a população também melhoram”, destacou.

Já para a secretária municipal de saúde de Matinhas, Josélia Neves, é de suma importância a parceria efetiva entre o Cosems-PB e os municípios. “Estamos vivendo um momento de fragilidade e de muitas investidas contra o Sistema Único de Saúde. Por esse motivo é primordial que todos juntos, em parceria, somemos forças para mostra que o SUS pode sair disso mais fortalecido”, avaliou