A presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, juntamente com os assessores técnicos do Conselho, participaram na manhã desta quinta-feira (17) do evento ‘Governança e Gestão em Saúde: Encontro com o Controle Externo – Edição PB’, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa.

Na oportunidade, o Auditor Federal de Controle Externo da Secretaria de Controle Externo de Saúde do Tribunal de Contas da União (SecexSaúde-TCU), Jonas Marcondes de Lira, agradeceu o apoio do Cosems-PB dado ao evento. “Contamos com o apoio de vários órgãos na esfera nacional para a realização deste evento como Conass, Conasems, Famup. Já na esfera estadual o Cosems-PB contribui muito na mobilização junto as gestores”, afirmou.

De acordo com Soraya Galdino o TCE utilizar  a estratégia de Workshop busca qualificar os gestores de saúde para responder aos questionários da Auditoria Coordenada. “O Evento governança e gestão em saúde foi apresentado de forma clara e didática, sendo mais um instrumento de apoio aos gestores de saúde. Na ocasião foi apresentado o questionário que está disponível para ser respondido por todos os gestores em suas diversas instâncias. Acredito que no resultado final deste trabalho de auto avaliação haverá apoio e orientação para melhoria e entendimento da gestão e governança por todos os gestores”, avaliou.

Na ocasião, foi ministrada pelo auditor federal Jonas Marcondes de Lira, a palestra ‘Governança e Gestão da Saúde no Setor Público’, onde foi apresentado o propósito do trabalho, bem como sua importância para a melhoria dos serviços públicos de saúde do Brasil. Também foi apresentado os 4 Ciclos ocorridos para definir instrumentos de autoavaliação com todas as atividades realizadas, além da apresentação da disposição básica dos questionários.