O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) realizou na noite desta quarta-feira(16), a cerimônia oficial de abertura do II Seminário Gilson Carvalho – Qualificação da Gestão do SUS na Paraíba. A solenidade contou com a presença da vice-presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Iolete de Arruda do representante da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Fernando Lélis, da promotora de justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Adriana Amorim, do secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS-MS), Antônio Carlos de Figueiredo Nardi e demais autoridades.

A presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, afirmou que realizar um evento que envolve os 223 secretários municipais de saúde em um momento político e sobretudo econômico tão conturbado como este foi um grande desafio, mas que mesmo diante dos problemas o Cosems-PB não se acomodou.

“Estamos muito felizes em realizar o Seminário. Não podemos nos acomodar mesmo em meio às adversidades atuais. Nosso maior objetivo é poder contribuir de forma efetiva para mais uma qualificação dos nossos gestores e consequentemente do SUS. O evento pretende promover uma rica troca de experiências e esperamos que todos os participantes possam aproveitar de forma produtiva todas as palestras e mesas de conversa que acontecerão durante o evento”, declarou.

Já a vice-presidente do Conasems, Iolete de Arruda afirmou que o Cosems-PB mostra força e liderança na pessoa da presidente Soraya Galdino em reunir todos os 223 municípios da Paraíba em um momento tão conturbado. “O ato de realizar um seminário dessa magnitude é muito importante. Pude comprovar que todos os gestores estão aqui presentes e isso é um resultado espetacular e excelente para o SUS. Para nós do Conasems também achamos primordial porque isso fortalece a gestão”, avaliou.

De acordo com o representante da OPAS, Fernando Lélis, poucos sistemas de saúde no mundo garantem a integralidade que o SUS oferece à população e que seminários deste porte são peças fundamentais para a qualificação permanente do SUS. “A permanente evolução do SUS é o resultado dos trabalhos em conjunto dos municípios, estado e Ministério da Saúde onde a OPAS tem o papel de apoiá-los na melhoria desse desempenho e o II Seminário Gilson Carvalho cria essa oportunidade para o debate e busca de soluções”, afirmou.

A solenidade também contou com uma homenagem do Cosems-PB ao secretário da SVS-MS, Antônio Carlos de Figueiredo Nardi, que recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Gilson Carvalho, por reconhecimento do seu trabalho, comprometimento e legado de notoriedade pública. A comenda simboliza seu todo esforço, empenho e contribuição em prol do SUS.

“O Cosems-PB ficará marcado em minha vida. Me sinto muito honrado em receber tamanha homenagem, principalmente porque a medalha que carrego no peito tem o nome do grande Gilson Carvalho. O SUS deve muito a este homem que durante toda sua trajetória de vida batalhou com paixão, coragem e abnegação em prol do SUS. Agradeço a Soraya Galdino pela realização deste seminário e pela homenagem e também a todos os gestores municipais que votaram em mim, lembrando que a luta de Gilson Carvalho não pode e não irá parar, e é nosso dever continuar essa batalha travada não apenas por nós, mas para o futuro deste país”,

Também estiveram presentes a secretária municipal de saúde de João Pessoa, Aleuda Nágila de Sá Cardoso, o chefe do Datasus na Paraíba, Sérgio Flávio Cavalcanti Fagundes e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sônia Lacerda.

A noite terminou com a realização da festa de confraternização oferecida pelo Cosems-PB aos presentes que na oportunidade desejou a todos um bom aproveitamento do Seminário e boas festas.