PMJP lança Cartografia do SUS sobre serviços municipais de saúde

cartografia01O prefeito Luciano Agra lançou, nesta quarta-feira (26), a Cartografia do SUS em João Pessoa, que promete orientar os usuários a localizar facilmente os serviços de saúde, seus limites geográficos de abrangência e influência e a rua onde está situado. O lançamento ocorreu no Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A tiragem inicial da cartilha foi de mil exemplares, mas há a expectativa de que sejam disponibilizados 60 mil exemplares no próximo ano.

O material lançado consiste no primeiro volume da Cartografia, que compreende um texto explicativo dos serviços próprios e os mapas com a localização desses serviços, por bairro. O volume dois, que deverá ser lançado em 2013, compreenderá os serviços públicos conveniados nas redes filantrópica e estadual. Já a terceira edição deverá ser disponibilizada na internet para os interessados.

Para Agra, a cartilha trará benefícios aos usuários do serviço público de saúde, por ser uma ferramenta que indicará todos os serviços que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) coloca à disposição dos cidadãos pessoenses. “Será mais um mecanismo para ajudar os usuários do SUS a encontrar o que eles precisam sem gastar muito tempo”, disse.

Como é – A Cartografia do SUS está estruturada com base em três dimensões de atuação no setor público de saúde: as vigilâncias, as portas de entrada e as referências e especialidades de saúde. O material conta com um conjunto de mapas das unidades de saúde situadas por bairro, bem como um texto explicativo de como fazer a leitura dos mapas.

cartografia02Segundo a secretária municipal de Saúde, Roseana Meira, a cartilha engloba todos os serviços administrados pela PMJP, com orientações sobre os hospitais públicos, o Programa da Saúde da Família e o atendimento odontológico. “A proposta é esclarecer o que a PMJP tem a oferecer. Muitas vezes, acontece de disponibilizarmos o serviço e a população não sem saber que tem direito a ele”, observou.

Fonte: Site da Prefeitura de João Pessoa

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =