Vice-presidente do Cosems-PB participa do Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica

A vice-presidente do Cosems-PB, Lindinalva Dantas, está representando o Cosems-PB no Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica, que está sendo realizado nesta terça-feira (20) e quarta-feira (21) no Hotel Tambaú, em João Pessoa.  O evento, que está acontecendo em todo o país, é realizado em parceria com o Ministério da Saúde e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), e tem como objetivo construir coletivamente uma agenda de fortalecimento da Atenção Básica nos territórios, identificando os principais desafios para a concretização de uma Atenção Básica Resolutiva e capaz de ordenar a Rede de Atenção à Saúde, bem como, coordenar o cuidado.

Nesta terça-feira (20), foram abordados no encontro a Política Nacional de Atenção Básica e o panorama da Atenção Básica no estado da Paraíba. Também foram realizadas oficinas sobre Saúde Bucal, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, Processo de Trabalho na Atenção Básica, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e Programa Saúde na Escola. Já nesta quarta-feira (21), a partir das 8h, será realizada uma mesa redonda com o tema “Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica”. Também serão debatidos temas como a Infraestrutura em ambiência das Unidades Básicas de Saúde, Estratégia E-SUS-AB e Programa nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade (PMAQ).

 

Lindinalva Dantas, falou um pouco sobre o processo de construção da Atenção Básica na Paraíba. “Chegando aqui hoje me lembrei de como tudo começou. São exatamente 26 anos, desde o Programa Nacional de Agentes Comunitários de Saúde, que veio revolucionar a Atenção Primária. Desde o início tínhamos equipes que trabalhavam com muito profissionalismo, responsabilidade e comprometimento. Fazendo essa lembrança hoje, podemos ver que realmente houve um grande avanço, um fortalecimento da Atenção Básica no nosso estado, com apoio técnico e financeiro dos entes federativos, Estado e União. Sabemos também que os desafios são grandes, mas continuamos nossa caminhada, acima de qualquer coisa, com muita fé, superando os desafios diariamente”, disse.

 

Participaram da mesa de abertura o técnico do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Celmário Brandão, a vice-presidente do Cosems-PB, Lindinalva Dantas, a secretária de Saúde do Estado, Claudia Veras, e o representante da Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa, Gentil Palmeira.

 

Ascom do Cosems-PB com SECOM

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 9 =