Tuberculose – Cartilha voltada aos profissionais orienta no diagnóstico e tratamento

Com o slogan Tuberculose: Tosse por mais de três semanas é um sinal de alerta. Quanto antes você tratar, mais fácil de curar. Procure uma unidade de saúde. O Ministério da Saúde criou, entre as ações da campanha 2013, uma cartilha para orientar os profissionais da Saúde.

No documento,há informações que ajudam o profissional a identificar sintomáticos respiratórios e proceder aos encaminhamentos necessários. A tuberculose é tratada, prioritariamente, na atenção básica, mas existem situações em que o paciente deve ser encaminhado a outros serviços de saúde (referências secundárias ou terciárias, hospitais).

A proposta é alertar para o processo de trabalho da equipe de saúde, que envolve acolhimento, escuta, avaliação das necessidades em saúde (com identificação das vulnerabilidades), planejamento, intervenção, supervisão e interdisciplinaridade.

Campanha 2013

Com abrangência nacional, a campanha tem como público principal homens, entre 25 e 35 anos. O principal objetivo é alertar e mobilizar a população sobre os riscos de contrair a doenças e as medidas de prevenção. Os textos reforçam que o tratamento é um direito de todos, garantido pelo SUS.

A tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, é o principal sintoma da tuberculose. Qualquer pessoa com este sintoma deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico. Para atingir a cura, o paciente deve realizar o tratamento durante seis meses, sem interrupção, que é oferecido gratuitamente pelo SUS.

Fonte: Porta da Saúde/MS
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 19 =