O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba se constitui em importante espaço político no processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS), na medida em que representa e defende interesses loco-regionais de saúde onde ocorrem pactuações e projetos em disputa e, ganha legitimidade como força política capaz de agregação e representação do conjunto de todas as secretarias municipais de saúde nos 223 municípios da Paraíba.

O COSEMS/PB é uma entidade sem fim lucrativo, com objetivo de representar os Secretários Municipais de Saúde do Estado do Paraíba, junto às instâncias institucionais do SUS. É através do COSEMS que o Gestor Municipal garante espaço e poder de decisão perante o Conselho Estadual de Saúde e Comissão Intergestores Bipartite.

Ao lado das ações políticas institucionais, o COSEMS/PB oferece uma série de atividades e serviços dentre os quais o mais importante é atualização constante do Gestor Municipal de Saúde sobre todos os assuntos deliberados pelas instâncias do SUS, bem como, o acompanhamento de projetos que representem recursos financeiros para os Municípios.

Missão

Contribuir para a formulação e implementação de políticas e apoiar tecnicamente as 223 Secretarias Municipais de Saúde, na condução das políticas de saúde, promovendo, de maneira proativa, a articulação e a pactuação técnica e política em torno dos interesses municipais, com vistas à defesa dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Estatuto e Regimento

Clique no links abaixo para obter o arquivo em formato PDF.