Programa Bolsa Família apresenta novo sistema na Saúde

O Programa Bolsa Família do Governo Federal está com um novo sistema de gestão disponível desde a segunda-feira (13). A novidade atrela quase 28,7 milhões de beneficiários do Programa a um perfil de Saúde em todo o Brasil. Todos deverão ser acompanhados, o que equivale a 12.893.917 famílias. O Ministério da Saúde alerta para a inserção do acompanhamento das condições da 2ª vigência de 2018.

“Lembramos que o período de acompanhamento na atenção básica, das famílias beneficiárias do Programa referente à 2ª vigência de 2018, teve início no dia 1º de julho deste ano e vai até 31 de dezembro. Informamos que há um ‘passo a passo de acesso’ ao Novo Sistema de Gestão do PBF na Saúde na plataforma e-Gestor AB e demais documentos sobre o PBF na Saúde, para a 2ª vigência de 2018”, esclareceu Maria da Penha Ferrer de Francesco Campos, representante do Programa no Ministério.

O público de acompanhamento da saúde é composto por crianças e mulheres e aproximadamente 360 mil gestantes. O Ministério ressalta que o sistema a ser utilizado para o acompanhamento das condicionalidades de saúde estará disponível na plataforma e-Gestor Atenção Básica  ou sob a responsabilidade do Núcleo de Tecnologia da Informação do Departamento de Atenção Básica (NTI/DAB).

As principais alterações propostas neste novo sistema são o acompanhamento individualizado de crianças menores de 7 anos e mulheres em idade fértil. O registro dos motivos de não acompanhamento e descumprimento da vacinação, o registro de peso/altura de crianças e de pré-natal para gestantes também outras alterações.

O novo sistema possibilitará maior integração com os demais sistemas de informação utilizados pelas equipes de Atenção Básica, como o e-SUS, o SISVAN Web, o SISPRENATAL e a atualização da base no Cartão Nacional de Saúde. Para acessar os mapas de acompanhamento e as demais funcionalidades do sistema, os gestores e técnicos municipais deverão entrar no link com o CPF cadastrado e a respectiva senha.

Os documentos estão disponíveis aqui e aqui. Segue também o link para acesso ao Manual de cadastro de gestores e técnicos no e-Gestor AB. “Solicitamos a gentileza de encaminhar aos Secretários Municipais de Saúde para ampla divulgação aos profissionais da Atenção Básica, tendo em vista o prazo referente ao acompanhamento e registro das condicionalidades de saúde do PBF para a 2ª vigência de 2018”, lembrou Maria da Penha. Mais informações podem ser obtidas também pelo e-mail: bfasaude@saude.gov.br.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 16 =