Presidente do COSEMS-PB preside junto com COSEMS-BA, mesa de discussão durante evento em Brasília

A presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino junto com a presidente do COSEMS-BA, Stela dos Santos Souza, presidiu a mesa de discussão durante a Oficina Temática “Regionalização e governança no Sistema Único de Saúde”, do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CONARES), realiza nesta quarta-feira (26) em Brasília. O evento é coordenado pela Diretoria de Regionalização do CONASEMS, composta pelas presidentes dos COSEMS da Bahia e da Paraíba, e acompanhado pela equipe de assessores do CONASEMS.

O planejamento regional integrado (PRI) é um instrumento de planejamento do SUS que deve ser elaborado no âmbito da região de saúde, construído com base nas necessidades de saúde do território, expressas nos planos municipais de saúde. O PRI dever ser pactuado, monitorado e avaliado pela Comissão Intergestores Regional – CIR e será a base para os Planos Regionais.

Os Planos Estaduais de Saúde terão como base as metas regionais, resultantes das pactuações intermunicipais, com vistas à promoção da equidade inter-regional. O processo de planejamento regional integrado deverá ser coordenado pela gestão estadual e envolver os três entes federados.

De acordo com a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, as atenções do conselho estão voltadas para a de condução deste processo. “Para que agenda de construção dos PRI não seja apenas o cumprimento cartorial de uma agenda, assim enquanto diretora de regionalização apontei ao Conasems a necessidade de estarmos construindo uma proposta para orientar e subsidiar essas discussões nos estados. Tendo em vista a possibilidade de mudança de governo em alguns estados no próximo ano. Temos que garantir a pactuação para deixar algo ´amarrado` para que não haja descontinuidade de todo esse processo”, disse.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =