Precisamos dormir para ficar saudáveis e dispostos

Depois de uma noite descansada, as tarefas do dia se tornam mais fáceis, nos sentimos mais equilibrados e centrados para resolver os problemas.

Somente aqueles que dormem se sentem mais dispostos e com energia para enfrentar a maratona diária das suas atividades. Portanto, Você vai encontrar sugestões sobre como você pode ter um sono saudável.

Por que dormimos?

Aproximadamente um terço de nossas vidas, estamos dormindo. Enquanto o sono é repousante, não há com o que se preocupar. Somente quando sofremos as conseqüências da insônia é que deve-se investigar as causas para resolver o problema.

Hoje inúmeros estudos científicos mostram que o sono é vital para o corpo e a mente. A ligação entre a privação do sono e a incidência de doenças graves estão intimamente relacionadas.

Porque dormir faz bem

  • O organismo se regenera durante o sono: órgãos e tecidos que foram danificadas durante o dia devido a influências ambientais, são reparadas durante o sono.
  • Quanto mais o nosso corpo reparar esse dano, mais o processo de envelhecimento será retardado e nos sentiremos melhor.
  • Crianças realmente crescem durante o sono. A secreção de hormônios que são responsáveis pelo crescimento atingem o pico enquanto dormem.
  • No sono muitas substâncias são liberadas que ativam o sistema imunológico. O corpo pode melhor se defender contra doenças.
  • Quanto melhor o sono, menos vulneráveis estamos às doenças.
  • Normalmente, nós dormimos sem necessidade de se alimentar durante 7 a 8 horas, portanto se sono é perturbado o equilíbrio hormonal a longo prazo, pode causar um aumento da sensação de fome e contribuir para o ganho de peso. Sono saudável protege contra a obesidade.
  • No sono processos inflamatórios são combatidos. Pessoas com insônia crônica, muitas vezes têm incidência de doenças cardíacas maior que as pessoas com sono saudável.
  • Nós não perdemos a consciência durante o sono, pelo contrário: Em seu sono algumas regiões do cérebro são particularmente ativadas, o que pode também relaxar a mente. A expressão mais forte deste poder do cérebro são os sonhos.
  • Há evidências de que o aprendizado é melhor naqueles que dormem bem. É por isso que o sono é importante para todos que necessitam aprender algo novo todos os dias.
  • A mente está se recuperando durante o sono, nos tornando mais equilibrados e eficientes. Pessoas com insônia crônica tem probabilidade significativamente maior de desenvolver depressão do que as pessoas com sono saudável.
  • Muitos desastres são atribuídos à privação do sono dos envolvidos, tais como: o acidente do reator de Chernobil, o derrame do petroleiro Valdez Excon entre outros. O cansaço é uma das principais causas de acidentes.

Quanto tempo devemor dormir?

Não existe uma regra geral, quanto tempo devemos dormir. A necessidade de sono varia com o indivíduo. Geralmente, você está dormindo o suficiente ao sentir-se recuperado no dia seguinte.

Com a idade, muda a necessidade de sono. Recém-nascidos dormem em média 16 horas, as crianças em idade escolar devem dormir cerca de 10 horas e os adolescentes por volta de 9 horas , adultos , em média, 7 a 8 horas.

No entanto, a necessidade de sono é individual: Napoleão ficou conhecido também por dormir apenas 4 horas , Albert Einstein se sentia descansado após 12 horas de sono.

Não é tão importante qual horário você vai dormir e sim a qualidade do sono. A suposição de que apenas o sono antes da meia-noite é o melhor horário, é obsoleta.

Ciclo do sono

Durante a noite, o corpo passa por diferentes fases, imediatamente depois de adormecer ocorre lentamente a passagem do sono leve para o sono do meio até o sono profundo. Depois de algum tempo, esses estágios são percorridos em ordem inversa e acabam na fase REM (fase em que sonhamos). Este ritmo é repetido várias vezes durante a noite e é conhecido como perfil de dormir.

É normal que nós acordamos até 28 vezes por noite. Normalmente nem lembramos deste despertar.

mportante para a recuperação do corpo é um sono suficientemente longo, profundo e fases de sonho. Se o sono é perturbado ou a duração é significativamente reduzida ou interrompida, o sono perde a sua função reparadora.

Fonte: WMnett
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =