Portal de Saúde do Cidadão põe tecnologia a serviço do SUS

A ferramenta está integrada ao Sistema Cartão Nacional de Saúde

A ferramenta está integrada ao Sistema
Cartão Nacional de Saúde

Pouco mais de dois meses depois de seu lançamento, o Portal de Saúde do Cidadão consolida uma das principais metas desta gestão, que é fortalecer a participação social no Sistema Único de Saúde (SUS). Até agora já foram contabilizados 1.842 cadastros de usuários ao ambiente e 1.651 pré-cadastros. A ferramenta foi desenvolvida pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS), da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) e está integrada ao Sistema Cartão Nacional de Saúde.

No endereço http://portaldocidadao.saude.gov.br o usuário pode consultar seu número de cartão e com ele fazer o login para acessar seu histórico de atendimento no SUS. Também pode inserir informações extras como alergias, doenças crônicas e exames complementares. Com autorização do usuário no próprio site, os profissionais de saúde terão acesso restrito a esses dados para um diagnóstico mais preciso e, eventualmente, poderão se comunicar com o paciente, solicitando informações complementares.

A lista de endereços das unidades de saúde e farmácias populares, com os respectivos medicamentos disponíveis, pode ser consultada no Portal. Quem ainda não tiver, ou não souber o número de Cartão, pode fazer um pré-cadastro que será validado nas unidades de saúde. Está disponível ainda um aplicativo para smartphone com plataforma Android.

Cartão

Regulamentado pela Portaria do Ministério da Saúde 940/2011, o Cartão Nacional de Saúde objetiva unificar a base de dados de vários sistemas existentes no SUS, organizando a identificação do cidadão por meio de um registro único. Esse registro é a chave de acesso do cidadão ao Sistema, por meio do Portal. A meta é que até 2014, todo cidadão brasileiro tenha Cartão, inclusive os que saem das maternidades.

Ainda no primeiro semestre de 2013, o Ministério da Saúde está distribuindo 12 mil impressoras a 1.315 municípios para a impressão de etiquetas com o número do Cartão. Também está em fase de conclusão o processo licitatório para a distribuição de 192 milhões de mídias de PVC.

Para os profissionais de saúde que operam a base de dados do Cartão, já está disponível na internet o CadSUSWeb,instrumento que permite visualizar os dados e editá-los em tempo real. Possibilita imprimir imagem e etiqueta do Cartão em três modalidades. O CadSUSWEb pode ser acessado por profissionais que possuem o código de acesso do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES). O acesso está disponível por meio do link http://cartaonet.datasus.gov.br

E-SUS Atenção Básica

A implantação do Sistema E-SUS Atenção Básica, integrado ao Cartão, viabiliza a gestão informatizada das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O software está disponibilizado pelo Ministério da Saúde na página http://dab.saude.gov.br/portaldab/esus. O processo para disponibilizar conectividade em mais de 13 mil UBS está em andamento com recursos federais, em uma parceria entre os ministérios da Saúde e Comunicações.

O E-SUS AB possibilita a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão, que contém o registro de atendimento do usuário, além de soluções de gestão, como controle de estoque de medicamentos e insumos, agendamento de consultas e monitoramento da carga horária dos profissionais.

Mais informações sobre o Portal 
ajudaportaldocidadao@saude.gov.br

Ajuda ao Cadastro
cns.cadastramento@saude.gov.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =