Pombal sedia 3ª encontro descentralizado do Cosems/PB

Roselene Pombal

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS/PB) realizou, na manhã de ontem (10), a sua 3ª Reunião Ampliada Descentralizada, juntamente com a reunião da CIB-E/PB, que contou com a participação de gestores e técnicos municipais, além de coordenadores das Regionais de Saúde. O encontro aconteceu no Garden Recepções, na cidade de Pombal-PB, e discutiu, entre outros assuntos, a situação atual do Programa Qualifar-SUS no estado, Lei do ACS e a apresentação da situação do SISPACTO no estado.

Sobre o Qualifar-SUS, 122 municípios da Paraíba foram elegíveis para participar do programa de qualificação. Dos 122 elegíveis, apenas 97 fizeram a inscrição e 57 foram habilitados no ano de 2014; O envio do termo de compromisso foi feito por boa parte dos gestores nos últimos dias, possibilitando a liberação de recurso. Ainda no mês de novembro, será realizada uma capacitação para farmacêuticos e técnicos dos municípios contemplados com o Qualifar, trabalhando as ferramentas e o monitoramento do programa, dentro do sistema Hórus. No Brasil, 1120 municípios participam do Programa.

Durante a reunião foi apresentada também a situação dos municípios em relação ao Sistema do Pacto pela Saúde – SISPACTO 2014, que foi pauta na Reunião da última reunião da CIT, realizada em Brasília. Segundo atualização feita no dia 09 de novembro pela Gerência de Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde, dos 223 municípios do estado, 118 não iniciaram; 65 estão em preenchimento; 3 validados e 37 homologados.

A proposta de Criação do grupo de apoiadores do COSEMS/PB foi uma das importantes deliberações que virão contribuir ainda mais para o crescimento do Cosems. A expectativa é ter apoiadores que trabalhem internamente dentro das CIR’s ou Macrorregionais, auxiliando e orientando os municípios. A ideia ainda deve ser amadurecida e levada novamente para discussão durante as reuniões. Para a Presidenta do Cosems/PB, Dra. Soraya Galdino, a iniciativa do Conselho em levar esses apoiadores aos municípios, faz parte também deste processo de aproximação e fortalecimento da saúde. “Nós podemos ver aqui em Pombal o quanto as pessoas ficam bem em nos receber, porque é algo novo, que aproxima e faz com que nosso trabalho seja gratificante e renda bons resultados”.

Cosems pombal

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 2 =