Assembleia Geral do COSEMS/PB é realizada na cidade do Maior São João do Mundo com participação de secretários municipais no auditório do Hospital de Trauma

Secretários Municipais de Saúde de várias partes da Paraíba, participaram na manhã desta quarta-feira (19) em Campina Grande, da 4ª Assembleia Geral Ordinária realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS/PB). A assembleia que aconteceu no Auditório de Reuniões do Hospital de Emergência e Trauma foi iniciada em ritmo junino com os gestores dançando ao som de um trio de forró.

Inicialmente a diretoria submeteu à aprovação, a ata da 3ª Assembleia realizada em junho e depois deu encaminhamento a pauta da assembleia de hoje. Entre os pontos abordados foi destacada a a mudança de endereço da sede do escritório do COSEMS-PB em João Pessoa, remanejamento dos leitos de obstetrícia dos municípios que apresentaram produção zerada por mais de um ano para os municípios que estão atendendo esta referência, o Plano Estadual para Intensificação da Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral 2019-2022.

Durante a assembleia também aconteceu um debate com o tema “Auditoria, um Diálogo Necessário”, apresentado pela secretária municipal de Santa Rita, Maria do Desterro Catão e em seguida foram repassados informes sobre a 2ª Mostra Paraíba Aqui tem SUS – Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Básica; o 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS e o 3º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde e IV Seminário Gilson Carvalho.

Na avaliação da presidente do COSEMS/PB, Soraya Galdino, a assembleia foi bastante proveitosa com participação e interação entre os gestores de saúde, através de discussões e debates, além de um momento de descontração. “Discutimos todos os pontos previstos em pauta e como era de se esperar estando na cidade do Maior São João do Mundo, dançamos o autêntico forró nordestino”, disse.

Nota de Esclarecimento nº 01/2019: Pacote de Hospedagem para o XXXV Congresso Nacional do CONASEMS

COSEMS/PB inscreve desta terça (18) até a próxima sexta-feira (21), para a 4ª oficina do “E Agora, Gestor?”

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS) está com as inscrições abertas a partir desta terça-feira (18) até o dia 21 de junho, para o preenchimento das vagas destinadas ao Programa “E agora, gestor?”, que se trata de um espaço direcionado à qualificação dos gestores municipais de saúde da Paraíba.

Saiba mais detalhes, em: https://forms.gle/ovCmbzffvAhvgV9u6

COSEMS/PB realizará 4ª Assembleia Geral no Hospital de Trauma de Campina Grande, próximo dia 19

A diretoria Executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba – COSEMS/PB está convocando os secretários municipais de Saúde da Paraíba a participar da 4ª Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 19 de Junho de 2019, das 9h às 12h, no Auditório de Reuniões do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

Na pauta a aprovação da ata da 3ª Assembleia realiza em junho, a mudança de endereço da sede do escritório do COSEMS-PB em João Pessoa, remanejamento dos leitos de obstetrícia dos municípios que apresentaram produção zerada por mais de um ano para os municípios que estão atendendo esta referência, Plano Estadual para Intensificação da Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral 2019-2022 e um debate sobre
“Auditoria, um diálogo necessário”.

De acordo com a presidente do COSEMS/PB, Soraya Galdino, que destacou a importância da participação dos gestores à assembleia, na ocasião também serão repassados informes sobre a 2ª Mostra Paraíba Aqui tem SUS – Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Básica; o 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS e o 3º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde e IV Seminário Gilson Carvalho.

Confira ata da 3ª Assembleia Geral Ordinária do COSEMS/PB DE 2019, que foi realizada no dia 8 de abril deste ano na Sala de Reuniões do Conselho em João Pessoa.

ATA DA 3ª ASSEMBLEIA COSEMS 17-05-19

CONVOCAÇÃO DA 4ª ASSEMBLEIA COSEMS-PB

PAUTA 4ª ASSEMBLEIA COSEMS

Gestores da 4° região de saúde se reuniram em Campina Grande

Na última terça-feira, reuniram-se na Secretária Municipal de Saúde de Campina Grande, os gestores da 4ª Região de Saúde: Baraúnas, Barra de Santa Rosa, Cubati, Cuité, Damião, Frei Martinhho, Nova Floresta, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí, São Vicente do Seridó e Sossego, junto à gestora de Campina Grande e a presidente do COSEMS/PB Soraya Galdino e sua assessoria.

A agenda foi demandada pela 4ª Região de Saúde solicitando apoio do COSEMS para entender suas referências junto ao município de Campina Grande.

Preocupada com as dificuldades diárias enfrentadas pelos municípios, o COSEMS articulou a reunião com a Secretaria de Campina e a discussão foi bastante esclarecedora, quando chegou-se a um consenso de que os municípios precisam fortalecer suas regiões de saúde buscando soluções factíveis para seus problemas comuns, apoiando-se numa constante busca por um SUS de qualidade e com acesso mais justo.

De acordo com a presidente Soraya Galdino, o COSEMS se sente realizado. “Faz parte de nossa missão atender as demandas dos municípios e apoiá-los no que for preciso para fortalecer a gestão. É assim que construímos um COSEMS forte com a confiança e o respeito dos gestores”, disse.

Apoiadoras do COSEMS/PB participam de Oficina Nacional em São Paulo

As apoiadoras do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems/PB) participaram da 1a Oficina Nacional do Projeto Rede Colaborativa para o Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS – 2019, realizado em São Paulo, nos dias 4 a 6 de junho.

O evento contou com participação de Coordenadores e Apoiadores de todos os COSEMS do Brasil, do Grupo Executivo do Projeto formado por representantes do Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC), CONASEMS e Ministério da Saúde.

Na ocasião, foram debatidos temas de grande relevância para o fortalecimento da gestão municipal, com vistas à sustentabilidade da estratégia apoio COSEMS e da Rede Colaborativa; o fortalecimento dos COSEMS, O Papel da Atenção Básica para fortalecer a Rede de Atenção à Saúde, o perfil dos gestores municipais e o funcionamento das Comissões Intergestores Regionais (CIR) e exposição de Banners referentes aos Trabalhos Finais do Curso de Aprimoramento das Práticas de Apoio.

COMUNICADO COSEMS/PB

No dia 19 de junho será realizada no Auditório do Hospital de Trauma de Campina Grande, a assembleia do COSEMS e a reunião da CIB. Participe!

A Secretaria Estadual de Saúde em parceria com o COSEMS/PB realiza a 2ª Mostra “Paraíba Aqui tem SUS”

A 2ª Mostra “Paraíba Aqui tem SUS” será realizada pela Secretaria Estadual de Saúde e o COSEMS/PB no mês de julho em sua segunda edição com a versão Integração, Atenção Básica e Vigilância. As mostras acontecerão com oficinas nas sedes das macrorregiões em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa.

De acordo com a organização o evento tem como objetivo divulgar experiências da Atenção Básica com a Vigilância e da rede com a temática, proporcionando um espaço em quê os municípios, trabalhadores e gerências regionais possam trocar experiências na perspectiva de qualificação e organização da rede e qualificação do cuidado.

Confira as datas das mostras:

11/07- Sousa
12/07- Patos
16/07- Campina Grande
17/07- João Pessoa

Confira o Edital

Inscrições de trabalhos no link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=47619

COSEMS/PB participa de audiência sobre o Hospital Napoleão Laureano na Assembleia Legislativa

O COSEMS/PB participou de uma audiência para discutir a situação do Hospital Napoleão Laureano nesta sexta-feira (23) na Assembleia Legislativa da Paraíba. Representado o conselho esteve Antônio Máximo da Silva Neto, secretário Municipal de Saúde de Mamanguape e membro da Diretoria de Atenção à Saúde do COSEMS/PB.

Durante a audiência ele destacou que o objetivo do COSEMS é o de juntamente com a FAMUP articular politicamente forças para ir em auxílio do Hospital Laureano. “Na oportunidade representei a presidente Soraya Galdino e ressaltei a relevância do hospital para todos os municípios paraibanos. Precisamos articular reformulações no financiamento ds saúde e buscarmos alternativas viáveis para o Laureano”.

A audiência, de iniciativa da Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional da ALPB, tratou com autoridades médicas da Paraíba e profissionais de saúde do hospital possíveis alternativas para solucionar os problemas financeiros do Laureano.

O autor da propositura, deputado Ricardo Barbosa (PSB), destacou a necessidade de angariar recursos para a continuidade dos serviços do hospital. “O Hospital Laureano é um dos maiores patrimônios da saúde pública do nosso estado, com esse viés de especificidade no tratamento do câncer, que é uma das enfermidades que mais matam aqui, na Paraíba, no Brasil e no mundo. Agora, o hospital clama por socorro. Hoje, só para se ter uma ideia, tem uma fila de quase 1.800 portadores de câncer à espera de uma vaga no Laureano. Então, se a gente não encontrar com o Governo do Estado, o Governo Federal, a população e autoridades para tentarmos ajudar a salvar o Laureano, muito provavelmente teremos um recrudescimento dessa crise e muitas vidas serão ceifadas por falta de atendimento no hospital”, complementou.