Abertas as inscrições para o Projeto “E agora, Gestor?”

A primeira oficina e lançamento oficial do projeto “E agora, gestor?” ocorrerá dia 26 de Fevereiro, a partir das 8h30min na sede do COSEMS-PB, situado na Av Nego, 571, Tambaú, João Pessoa, PB.

Durante este dia nossa equipe de assessores repassará informações e orientações aos gestores para o enfrentamento dos desafios que eles encontram ao assumir o cargo de secretário municipal de Saúde e também funcionará com um espaço de segunda opinião formativa para gestores que queiram discutir algo específico do seu município.

Para esta oficina o COSEMS-PB disponibilizará 30 vagas.

As inscrições estão abertas no período de 18 a 25 de fevereiro de 2019 ou até que se atinja o limite de 30 inscritos.

A inscrição será homologada/confirmada, com base no recebimento do formulário preenchido corretamente, SOMENTE PARA OS MUNICÍPIOS ADIMPLENTES COM A CONTRIBUIÇÃO INSTITUCIONAL DO COSEMS-PB.

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Paraíba inicia ciclo de oficinas do DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento

O Núcleo do Ministério da Saúde na Paraíba – NEMS, a Secretaria de Estado da Saúde – SES e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba – Cosems iniciaram hoje (14), no auditório do Centro de Ciências Médicas – CCM /UUFPB, o ciclo de oficinas sobre o DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento, com a participação de técnicos e gestores de saúde das 1ª e 12ª Regiões de Saúde do Estado.

As oficinas acontecerão por regiões de saúde, de 14 de fevereiro a 14 de março, com o objetivo de apresentar e capacitar os usuários para operacionalização da nova plataforma de planejamento do Ministério da Saúde, o DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento, que permitirá ao gestor sistematizar dados referentes ao planejamento em saúde dos estados e municípios.

A plataforma substituirá o Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão – SARGSUS e o Sistema da Pactuação Interfederativa – SISPACTO, atendendo o disposto na legislação de planejamento do SUS, estruturado para receber as informações dos instrumentos de planejamento, observando os períodos de elaboração e os prazos de apresentação em cada esfera.

Orientações sobre a Conferência Municipal de Saúde

Confira as orientações do Cosems-PB e do Governo do Estado da Paraíba para a realização das Conferências Municipais de Saúde. Disponibilizamos ainda um modelo de regimento e uma apresentação em power point para orientação dos interessados.

Apresentação – Conferências de Saúde

Modelo de Regimento – Conferência Municipal de Saúde

Orientações para Conferências Municipais de Saúde

COSEMS/PB realiza oficina de planejamento

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, o COSEMS/PB realizou sua oficina de planejamento, com o objetivo de avaliar as ações desenvolvidas, revisitar sua missão, valores, visão de futuro e sistematizar as prioridades da entidade para o Biênio 2019/2020. A exemplo do que já acontece no SUS, o Cosems consolidará o produto destes dois dias em um Plano de Ações, semelhante aos planos municipais de saúde, que subsidiará a programação anual da entidade. Assim, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde passa a contar com instrumentos de planejamento, dentro dos moldes dos instrumentos do Sistema Único de Saúde.

Presente durante todo o evento, a presidente do COSEMS, Soraya Galdino, destacou “O COSEMS vem avançando ano a ano desde 2014 e no último ano de 2018 pode consolidar esses avanços e dessa forma chegou o momento que tanto almejei desde que assumi a presidência do COSEMS fazer essa oficina de planejamento e implantar a lógica dos instrumentos de gestão dentro da nossa instituição mostra a capacidade técnica de nossa equipe e a nossa missão apoiar e qualificar nossos gestores com muito mais empoderamento. O COSEMS sempre fez com seriedade a representação dos gestores e apoio à suas necessidades, precisava agora, de uma forma mais sistematizada, avançar na qualificação destes gestores, a partir desta oficina teremos mais força para seguir neste sentido”.

Toda a equipe assessoria técnica, jurídica, secretaria executiva e apoio institucional esteve presente na oficina. O resultado da mesma será apresentado aos gestores municipais na próxima assembleia ordinária da entidade.

COSEMS /PB vai lançar novo espaço de suporte e dicas a gestores municipais “E agora gestor?”

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS /PB) está lançando um novo espaço direcionado à qualificação dos gestores municipais de saúde da Paraíba. Em formato de oficina este novo espaço ocorrerá nas últimas terças-feiras do mês na sede do COSEMS e contará com oito horas de duração. Através dele, gestores veteranos e novatos receberão suporte quanto às diretrizes do Sistema Único de Saúde, sobre o papel e as obrigações do gestor municipal do SUS e temáticas do planejamento, financiamento e organização da rede de atenção à saúde.

De acordo com a presidente do COSEMS/PB, Soraya Galdino, o “E agora gestor?” repassará informações e orientações aos gestores para o enfrentamento dos desafios que eles encontram ao assumir o cargo de secretário municipal de Saúde. “Enfatizamos que é voltado aos gestores iniciantes no cargo e que ajuda a refletir sobre o ato de ser gestor da saúde e seus desafios, além de também ser um espaço aberto para apoiar todos os gestores nas dúvidas diárias nos seus municípios”, disse.

Nestes encontros o corpo técnico do COSEMS abordará temas necessários ao bom desempenho da função e também funcionará com um espaço de segunda opinião formativa para gestores que queiram discutir algo específico do seu município.

Painel de Apoio à Gestão: Ferramenta reúne informações para auxiliar planejamento do gestor

É possível consultar de forma detalhada o financiamento da Atenção Especializada no âmbito municipal, além de indicadores da saúde e emendas parlamentares relacionadas ao SUS

Como estratégia para o fortalecimento da gestão municipal e o processo de regionalização da saúde, o Conasems desenvolveu o Painel de Apoio à Gestão. A iniciativa faz parte de um conjunto articulado de ações desenvolvidas pelo Conasems que visa um processo permanente de auxílio ao gestor municipal na tomada de decisão. O Painel é uma ferramenta que servirá como subsídio na  elaboração e execução do planejamento local e regional, a fim de fortalecer os debates nos processos de governança, organização e integração da Rede de Atenção à Saúde.

painel disponibiliza dados e diversas informações, principalmente, relacionados ao financiamento da  Atenção Especializada no âmbito municipal da gestão do SUS. Todas as informações disponibilizadas poderão ser acessadas buscando pelo nome da região de saúde, pelo município ou pelo estado, a plataforma apresenta infográficos completos, com listas de procedimentos, estabelecimentos de saúde, dentre outros.

É possível consultar informações sobre o processo de  pactuação dos municípios da gestão dos recursos correspondentes ao financiamento dos procedimentos relativos à média e alta complexidade em saúde (MAC), acesso aos dados dos recursos transferidos pelo Fundo Nacional de Saúde aos fundos municipais de saúde, contemplando informações agrupadas por blocos, componentes e programas relativos à média e alta complexidade (Teto Municipal MAC, FAEC, etc.), que podem ser consultadas por ano, município e regiões de saúde.

painel também disponibiliza dados quantitativos sobre a realidade e capacidade instalada da rede assistencial municipal vinculada à Atenção Especializada, agrupadas por tipo de gestão conforme indicado no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Para além da atenção especializada, o gestor também poderá acessar informações sobre os saldos das contas correntes abertas pelo Fundo Nacional de Saúde para transferência dos recursos federais, na modalidade de repasse fundo a fundo  a estados e municípios.

Outra novidade é a disponibilização das Emendas Parlamentares de 2017 e 2018, com os valores transferidos para o SUS, que podem ser consultadas por Bancadas, Individuais e por Relatorias. Dentre as informações estão o status da emenda, se foi paga, aprovada ou aguarda análise. Foi feito também um Levantamento de Indicadores da Saúde para a avaliação do financiamento baseado em informações disponibilizadas em fontes oficiais, como estimativa populacional atualizada, número de beneficiários com plano de saúde, número de óbitos, de nascidos vivos, renda domiciliar, entre outros. Essa busca também pode ser filtrada por região de saúde.

O ferramenta se propõe a apoiar a autonomia da gestão municipal, o comando único sobre prestadores de serviços e o financiamento justo de uma saúde de qualidade a partir da integralidade dos serviços e co-responsabilidade dos entes federados.

Confira a mensagem do Presidente do Conasems sobre o Painel de Apoio ao Gestor:

CONASEMS

 

COSEMS/PB encaminha solicitações dos municípios em reunião com a gestão Estadual de Saúde

Na tarde desta terça-feira (5), em atendimento a solicitação da presidente do COSEMS/PB, Soraya Galdino, a secretária de Estado da Saúde, Claudia Veras, recebeu a diretoria do conselho para tratar temas relevantes para a gestão de saúde dos municípios. Na pauta levada pelo COSEMS, foram pontuadas questões como o apoio técnico da secretaria na realização das conferências municipais, monitoramento e auditoria no programa de cirurgias eletivas, efetivação do plano estadual de educação permanente, pagamentos das contrapartidas estaduais para os municípios de SAMU, Farmácia Básica e UPA que estão em atraso em 20 meses desde de meados de 2017.

De acordo com a presidente do COSEMS/PB, Soraya Galdino, a reunião foi bastante produtiva. “A secretária ouviu todas as nossas solicitações de parceria e apoio nas nossas demandas e se comprometeu a realizar todas chamando seu corpo técnico para já firmar na própria reunião o compromisso de nos atender por entender que todas as nossas reivindicações são legítimas e necessárias”, disse.

A presidente explicou que em relação ao pagamento em atraso das contrapartidas, a secretária de Saúde do Estado declarou que ficaram empenhadas como resto a pagar aos municípios, o ano integral de 2018 de SAMU e UPA e os sete meses de atraso de 2018 da Farmácia Básica. “De acordo com a secretária, esse repasse deverá ser feito até março porque é a data limite para efetivação de pagamentos de restos a pagar”.

Presente na reunião, a secretária de Saúde do município de Sousa, Amanda Silveira, destacou o compromisso e a sensibilidade da presidente do COSEMS, Soraya Galdino, em lutar pelos municípios de forma tão equilibrada e aguerrida. “Através de um COSEMS fortalecido, muitas lutas são revertidas em conquistas para a população no âmbito da saúde”, disse.

Segundo o Secretário de Saúde de Solânea, João Rocha, a presidente do COSEMS apresentou reinvindicações de diversas cidades e o diálogo favoreceu a aproximação com o gestor estadual. “Eu como gestor da saúde do município de Solânea, trouxe nossos pleitos para que o Estado possa nos auxiliar e trazer soluções para as diversas situações, como contrapartidas, pactuações, entre outras. Sendo assim, após a reunião, podemos sair com a sensação de que muitos de nossos anseios serão atendidos. O COSEMS é um colegiado que preza pelo diálogo que sempre canaliza para bons resultados, em que o objetivo final é fazer um SUS de todos e para todos”.

COSEMS/PB realizou a 1ª Assembleia Geral de 2019 nesta terça-feira (5)

A 1ª Assembleia Geral Ordinária do COSEMS/PB acoteceu nesta terça-feira (5) na sede do Conselho Regional de Odontologia (CRO), em João Pessoa, durante todo o turno da manhã. Participaram da assembleia, assessores técnicos, gestores e a presidente do conselho, Soraya Galdino, que conduziu a reunião com os encaminhamentos que estavam pautados.

Na pauta estavam previstas a aprovação da 5ª Assembleia do COSEMS/PB-2018, a relatoria da Câmara Técnica da CIB-PB, mostra de experiência exitosas Paraíba Aqui Tem SUS, apresentação do roteiro instrutivo para as etapas municipais das Conferências de Saúde com o Conselheiro Estadual, Jamacyr Mendes, dentre outros.

Na ocasião também foram feitos os informes sobre a Agenda COSEMS/PB 2019, pesquisa sobre judicialização na Paraíba e Carta ao Governador – Pontos Prioritários do COSEMS

Oficina Regional de Educação Permanente do Vale do Mamanguape reuniu 11 municípios da 14ª Região de Saúde

Foi realizada na última quarta-feira (30) a 1ª Oficina Regional de Educação Permanente do Vale do Mamanguape, tendo como sede o município de Mamanguape, o evento reuniu os 11 municípios que compõem a 14ª região de saúde (Baia da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedro Regis e Rio Tinto, com o objetivo de fortalecer o uso da estratégia no SUS.

Participaram da oficina todas as representações de saúde dos municípios, sobretudo as ligadas a Atenção Básica, Vigilância em Saúde e Controle Social, ponto comum entre todos os municípios. Contamos também com a presença de representantes da 1ª Gerência Regional da Saúde, CEFOR/PB, Conselho Estadual da Saúde e COSEMS/PB.

A prefeita de Mamanguape, Maria Eunice, prestigiou o evento além dos secretários de saúde de todos os 11 municípios da região.

Segundo Tatiane Alves da CEFOR-PB, a abertura para o tema de Educação Permanente em Saúde em Mamanguape torna o município uma referência para todo o estado. Para Fernando Lopes (CEFOR-PB), o movimento pela região Vale do Mamanguape será modelo para implementação em todo o estado.

O fortalecimento da Educação Permanente favorecerá novas estratégias para novas organizações dos serviços visando a melhoria no processo de trabalho de toda a equipe e assim tendo como maiores beneficiários a população.

COSEMS-PB realizará assembleia e reunião da CIB-PB na próxima terça-feira (5) em João Pessoa

Na próxima terça-feira (5), haverá a 1ª Assembleia do COSEMS-PB e a 1ª Reunião da CIB-PB, que será realizada das 9h às 12h, no auditório do Conselho Regional de Odontologia – CRO-PB, em João Pessoa. Em seguida terá início a reunião da CIB, às 14h, na Sala da CIB na SES-PB.

No edital de convocação publicado pelo conselho está detalhada a pauta da referida reunião e a ata da última Assembleia Ordinária realizada em 2018, para análise e aprovação no dia.

De acordo com a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, a presença de todos os gestores é de suma importância para o fortalecimento da gestão municipal em saúde da Paraíba. “Além da aprovação da ata da 5ª reunião, na pauta temos abordagens como pesquisa sobre a judicialização na Paraíba, além da apresentação da agenda 2019 e outros pontos importantes, por isso contamos com a presença de todos”, disse.