Oficina ideiaSUS é marcada por intensa troca de experiências; evento será encerrado hoje (17) à tarde

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) encerra nesta sexta-feira (17) em João Pessoa, a oficina Dialogando e Construindo para a Sistematização de Práticas em Saúde – IdeiaSUS, realizado em parceria com a Fiocruz.

Durante a manhã, Claudia Le Cocq e Marta Magalhães ministraram uma palestra com o tema: Compreendendo o sentido, a finalidade as concepções de sistemizações.

Já durante a tarde, as 13h30 aconteceram apresentações de trabalhos e logo após, comentários e debates.

A avaliação geral e o encerramento oficial da oficina ocorrem por volta das 15h.

O evento tem como objetivo construir um processo reflexivo sobre a sistematização de práticas e definir as bases, o processo, a metodologia e os instrumentos de sistematização.

SMS de Curral de Cima realizou planejamento e cronograma de atividades para 2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Curral de Cima realizou durante a manhã de quarta-feira (15), uma discussão interna e montagem de apresentação e de cronograma de ações e atividades do primeiro semestre de 2020.

Na ocasião também aconteceu o planejamento das coordenações e ontem com as unidades de saúde.

As equipes trabalharam o novo modelo de financiamento pela manhã, incluindo os indicadores que serão avaliados em 2020, a nova tipologia do Município de Curral de Cima e os fatores que irão interferir no recebimento dos recursos ao longo de 2020.

Ao final foi apresentado o cronograma de Atividades Semestral, as atribuições das coordenações, balanço da produção do E-SUS de 2019 por unidade de saúde e também um vídeo que fizemos com um resumo das atividades executadas de janeiro a dezembro de 2019.

COSEMS-PB e Friocruz realizarão oficina IdeiaSUS em João Pessoa

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), em parceria com a Fiocruz, estará realizando amanhã (16) e sexta-feira (17) a oficina Dialogando e Construindo para a Sistematização de Práticas em Saúde – IdeiaSUS, na sede do COSEMS, em João Pessoa.

A abertura será feita às 13h30 pela presidente do conselho e secretária municipal de Saúde de Itabaiana, Soraya Galdino de Araújo Lucena, que fará apresentação com uma dinâmica que integrará todos os participantes e, em seguida, Cláudia Le Cocq e Marta Magalhães farão a apresentação do Programa IdeiaSUS FIOCRUZ e Curadoria em Saúde.

Às 14h30 terão início as discussões sobre o “Processo de Sistematização: Apresentações Práticas Municipais” com experiência de oficinas nos municípios de Santa Luzia, Tenório, Barra de Santa, Queimadas, Esperança, Rio Tinto, João Pessoa e Campina Grade.

No dia, seguinte a programação tem continuidade com momentos de comentários de debates, trabalhos em grupo e apresentação: Sistematização de Práticas – Claudia Le Cocq e Marta Magalhães, finalizando com a avaliação geral e encaminhamentos.

O evento tem o objetivo de construir um processo reflexivo sobre a sistematização de práticas e definir as bases, o processo, a metodologia e os instrumentos de sistematização. Participarão da oficina, pessoas vinculadas às experiências, apoiadores e colaboradores do COSEMS-PB.

CONASEMS Informa: Disponível relatório de inconsistência do e-SUS APS para gestão municipal

Com a  versão 3.2.18 do e-SUS APS, o gestor municipal consegue consultar as validações de produção importadas para o sistema antes de enviá-las à base federal. Anteriormente, os motivos de inconsciências eram apresentados apenas pelo Sistema de Informação da Atenção Básica (Sisab) de maneira consolidada e não permitia a identificação do  registro individualizado.

A versão mais atual do sistema amplia o olhar do gestor ao possibilitar a avaliação do que foi de fato produzido pelas equipes de saúde e importado para o sistema, observando validações de Regras Negócio, Validações de Campos Obrigatórios e Erros Estruturais. O sistema passou por ampla qualificação, de modo que vários erros que só eram percebidos em nível federal agora aparecem em nível municipal, evitando que dados inválidos subam e não sejam vistos pelo município.

 A novidade pode ser acessada pelos perfis de Gestão Municipal e Administração do Sistema, clicando primeiro no ícone Administração, em seguida, Transmissão de dados, Controle de recebimento de fichas e Relatório consolidado de inconsistências por lote.

Para sanar dúvidas sobre as regras e validações implementadas na versão 3.2.18, acesse: http://bit.ly/2PF29SE

Diogo Demarchi Silva
Assessoria Técnica CONASEMS

Feliz Natal

Esta é a época da celebração da vida. Que o Menino Jesus faça morada em todos os corações irradiando-o com sua luz e amor. O Cosems-PB deseja a todos um feliz Natal!

Poesia Cosems

Poesia feita pelo secretário municipal de saúde da cidade de Solânea e Diretor de Regionalização do Cosems-PB, João Elisio. Agradecemos pela sensibilidade, João!

COSEMS-PB reúne diretoria e colaboradores em Seminário Administrativo 2019

O Seminário Administrativo 2019 foi realizado na manhã desta sexta-feira (13) na sala de reunião do COSEMS-PB em João Pessoa, com o objetivo de avaliar a gestão deste ano e a discussão sobre o planejamento para 2020 e 2021. As atividades foram realizadas através de exposições dialogadas com a apresentação de resultados da aplicação do Instrumento de Auto-avaliação da Gestão (IAG) do COSEMS-PB e a elaboração/validação das Competências e do Plano de Ação das Diretorias.

A programação do evento foi iniciada com o acolhimento da presidente Soraya Galdino e apresentação do Mapa Estratégico do COSEMS-PB e Contextualização do processo de organização dos COSEMS, com Ana Carolinne Carvalho.

Na ocasião foi realizada a análise conjunta do Instrumento de Autoavaliação da Gestão (IAG) para a elaboração do Plano de Melhoria da Gestão (PMG), que teve os seguintes pontos: Processo de revisão do Estatuto, do Regimento e Regulamentos do COSEMS-PB e apresentação e validação das propostas das competências das diretorias e representações macrorregionais.

Em seguidafoi feita a apresentação e validação das propostas dos Planos de Ação das Diretorias do COSEMS-PB e dos Resultados da avaliação da Gestão do COSEMS-PB por parte gestores municipais de saúde.

Estiveram presentes no evento a diretoria, secretaria Executiva, Assessoria Técnica, Jurídica e Comunicação, Apoiadores da Rede Colaborativa e Consultoria.

Municípios da 15º Região de Saúde realizam reunião ordinária da CIR Cariri Oriental

A 15° Comissão Intergestores Regional – CIR Cariri Oriental, composta 14 municípios, tais como, de Alcantil, Aroeiras, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boqueirão, Cabaceiras, Caturité, Gado Bravo, Natuba , Santa Cecília, Queimadas, Riacho de Santo Antonio, São Domingos e Umbuzeiro, contou também, com a presença da Apoiadora do COSEMS Nara Pollyanna e Joelma, Jaciline e Nilton gerente e Apoiadores da 3° Gerência Regional de Saúde e Francisco Diretor Administrativo do Hospital de Queimadas. Ficou marcada como a 11° Reunião Ordinária do ano, na qual, foram discutidos vários assuntos importantes para os município, como, Internação Hospitalar, Cirurgia de Catarata, SISREG Hospitalar, dentre outros.

Foi uma reunião bastante discutida por todos no propósito de fortalecemos a Regionalização. A reunião foi encerrada com uma realização da confraternização de Natal.

IV Fórum Perinatal Estadual da Rede Cegonha discute mortes maternas e o racismo institucional

O COSEMS-PB participou nesta sexta-feira (6) do IV Fórum Perinatal Estadual da Rede Cegonha da Secretaria Estadual de Saúde “Estratégia de Enfrentamento a Mortalidade Materna frente ao Desafio do Racismo Institucional”, no auditório do Centro de Formação de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, em Mangabeira, João Pessoa.

O conselho foi representado pelo secretário municipal de Mamanguape, Antônio Máximo da Silva Neto, que é diretor de Gestão e Planejamento da Diretoria do COSEMS e representante do COSEMS/PB no Grupo Condutor da Rede Cegonha da SES-PB.

O objetivo do evento foi compreender os números referentes as mortes maternas na Paraíba, em virtude do extenso e crescente aprofundamento da morte materna presente na população negra/parda, uma questão que para além da distância socioeconômica existente, possui toda uma prática laboral diferente no tocante a questão racial e isso está representado em dados.

De acordo com Antônio Máximo, o COSEMS-PB ressaltou o dever institucional de defender um SUS igual para todos.
Desde setembro de 2016 foi criado o Fórum Perinatal que se constitui em um espaço coletivo, plural, gestor interinstitucional onde se firmam acordos éticos do Estado com instituições, conselhos e sociedades civil para a promoção da saúde e qualidade de vida da mulher e criança. É composto por representantes da esfera estadual, municipal e do judiciário.

COSEMS-PB participa da Oficina de Monitoramento da Politica Nacional de Educação Permanente em Saúde no Recife

A secretária municipal de Saúde de Esperança e suplente da diretoria de Vigilância em Saúde do COSEMS-PB, Eliete Silva Nunes Almeida, participou nesta quinta-feira (5)
representando o conselho nas Oficinas Regionais de Educação Permanente da região Nordeste, em Recife-PE.

De acordo com ela, a participação na oficina, oportunizou a troca de experiências estaduais na produção das ações avaliativas. Um dos objetivos da oficina é estimular o processo de avaliação e monitoramento da politica e das ações de EPS em cada estado, sensibilizando os participantes quanto à necessidade de institucionalização e disseminação da cultura de avaliação e monitoramento da politica e das ações de EPS no âmbito do SUS.

Em maio deste ano, em Salvador, aconteceu uma primeira oficina de caráter nacional e agora a proposta das oficinas regionais é amadurecer o processo de discussão e definição das dimensões, critérios e indicadores para o monitoramento e avaliação da EPS. A última oficina da região Nordeste realizada este ano foi esta.

De outubro até agora foram realizadas cinco oficinas regionais onde estão propondo a ampliação do número de participantes, incluindo técnicos dos COSEMS que conduzem, coordenam e acompanham os processos de EPS nos estados.