COSEMS-PB destaca nota técnica divulgada pelo CONASEMS sobre execução de recursos federais

O Conasems lançou nesta segunda-feira (17) nota técnica sobre a execução dos recursos federais transferidos Fundo a Fundo no Previne Brasil, o novo programa de financiamento da Atenção Básica.

No texto fica claro como os recursos financeiros originários do Orçamento Geral da União para financiamento da Atenção Básica continuarão a ser transferidos para a conta corrente destinado ao Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde, transferidos na modalidade fundo a fundo, de forma regular e automática.

Confira os detalhes no site: https://www.conasems.org.br/nota-sobre-a-execucao-dos-recursos-federais-transferidos-fundo-a-fundo-do-novo-financiamento-da-ab/

CONASEMS

COSEMS-PB participa de reunião da CIR da Mata Atlântica

Na última sexta-feira, a Secretária de Saúde de Conde presidiu a reunião mensal da Comissão Intergestores Regional da Mata Atlântica. Na ocasião as discussões foram marcadas pela resolutividade e produtividade.

Durante a reunião foram discutidos temas importantes, como a Regulação, o Financiamento da Atenção Primária, o calendário de reuniões do ano e o Regimento interno.

A participação dos gestores e dos representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) possibilitou quórum para as deliberações.

Participaram da reunião os gestores de Conde, Caaporã, Cruz do Espírito Santo, Riachão do Poço, Bayeux, Santa Rita, Alhandra, além dos dois representantes da SES, dentre outros técnicos, Secretárias Adjuntas e a apoiadora do Cosems.

Os estudantes de Medicina da Unipê também acompanharam a reunião com a Professora Polyana Montenegro Silva e o Professor Jailson Vilberto.

Prestação de Contas relativas a 2019 do COSEMS-PB recebe parecer favorável

A primeira reunião do Conselho Fiscal do COSEMS-PB foi realizada nesta sexta-feira (14) e teve parecer favorável às demonstrações contábeis e relatório de atividades referentes ao terceiro quadrimestre de 2019.

O parecer favorável estendeu-se a prestação de contas e ao Relatório Anual de Gestão do COSEMS-PB do ano de 2019 por representar adequadamente, sob todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira do COSEMS-PB.

O resultado das operações e mutações, de seu patrimônio líquido e as origens e aplicações de seus recursos também foram avaliadas em acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

COSEMS-PB destaca link informativo sobre coronavírus

Para se informar sobre o coronavirus, o COSEMS-PB recomenda o acesso ao conteúdo oficial que contém todos os planos do Governo Federal, dos Estados e do Distrito Federal.

O trabalho é coordenado pelo Ministério da Saúde e integrado por diversas instituições.

Todas as informações e planos de contingência podem ser acessados pelo link: http://.saude.gov.br/coronavirus

COSEMS-PB divulga programação da 8ª oficina do projeto “E agora, gestor?”

O Projeto “E agora, Gestor?” realizará a 8a oficina na próxima terça-feira (18) na sede do Conselho de Secretários Municipais da Paraíba (COSEMS-PB). Confira a programação que será dividida em dois turnos.

Programação Fevereiro 2020

COSEMS-PB divulga edital para Curso Introdutório de Epidemiologia (CIEPI) do Hospital Sírio-Libanês

O curso Introdutório de Epidemiologia do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo – IEP/HSL, Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês (HSL) está com as inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro.

Para a realização do curso, a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês considerou as diversas necessidades do conjunto de trabalhadores do Sistema Único de Saúde e desenvolveu um repertório de iniciativas educacionais em diferentes níveis de formação.

As inscrições deverão ser realizadas unicamente pelo sítio na internet, no endereço http://pt.surveymonkey.com/r/CursoAlunoCIEpi.

O Plano Ampliado de Desenvolvimento da Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS – PADEpiSUS tem por objetivo promover a qualificação dos profissionais que atuam nas ações de Vigilância em Saúde, fortalecendo a capacidade de enfrentamento aos problemas de saúde e de resposta do Sistema Único de Saúde às emergências em Saúde Pública.

COSEMS-PB divulga nota informativa sobre coronavírus

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-PB) divulgou uma nota informativa sobre o coronavírus, confira abaixo:

 

Inscrições para o Projeto “E agora, Gestor?” estão abertas até a próxima sexta (14)

O Projeto E agora, Gestor? abriu inscrições nesta terça (11) e permanecerá até a próxima sexta-feira (14). A oficina do projeto será realizada no dia 18 de fevereiro na sede do Conselho de Secretários Municipais da Paraíba (COSEMS-PB).

Para participar do projeto que agora será realizado às terceiras terças-feiras de cada mês, basta acessar o link: https://forms.gle/TouJNfYf5viwTztW6.

A oficina é ministrada pela equipe do COSEMS-PB que além de temas relevantes sobre o papel do gestor, planejamento, judicialização, modelos de financiamento e programas, também esclarece as dúvidas que os gestores encontram ao longo de sua jornada de trabalho.

Presidente do COSEMS-PB e Apoiadores do Projeto Rede Colaborativa participam de Oficina Nacional em Brasília

O COSEMS-PB está participando em Brasília da Oficina Nacional de Apoio à Implantação do Novo Modelo de Financiamento Federal da Atenção Primária à Saúde. O evento foi iniciado ontem e prossegue até esta terça-feira (11) com a presença da presidente do conselho, Soraya Galdino e apoiadores do Projeto rede Colaborativa.

A oficina é promovida pela Secretaria de Atenção Primaria à Saúde-SAPS/MS e conta com a participação do Conasems, Presidentes de Cosems, coordenadores e apoiadores do Projeto Rede Colaborativa e tem como foco principal discutir a Portaria n. 2979/19 e seus desdobramentos.

De acordo com a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, “ este momento é muito valioso para aprofundar o entendimento sobre o novo financiamento da APS e qualificar os apoiadores para melhor apoiar os gestores municipais paraibanos nesse momento de transição de modelos”.

Presidente do COSEMS-PB participa de 1ª reunião de diretoria do CONASEMS e tem fala contemplada na apresentação do Secretário Nacional de Vigilância em Saúde

A primeira reunião de diretoria do Conasems de 2020 aconteceu nesta quarta-feira (5) – início do mês a pedido do Ministério da Saúde para antecipar a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de fevereiro para tratar do novo coronavírus. Participaram da reunião em Brasília, a diretoria do Conasems e 20 secretários municipais de saúde das capitais.

Na última segunda-feira (2) aconteceu em João Pessoa a 1ª Reunião Ordinária da CIB, na ocasião a Presidente do Cosems, Soraya Galdino fez um apelo a Secretaria de Estado da Saúde, no tocante a divulgação de informações do Coronavírus. O pleito foi que o Estado entendesse a protagonismo dos gestores municipais neste momento delicado de emergência de saúde pública, pois no Plano Estadual de Contingência não foi destacado o papel fundamental dos municípios nessas ações. É necessário que as informações e fluxos sejam trabalhados na ponta, nos municípios, onde de fato a ações são realizadas.

Durante a reunião de diretoria do Conasems, o Secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, fez uma fala firme sobre a importância dos municípios: “Não existe nenhum caso de Coronavírus em Estados ou Ministério e sim nos municípios”. Ratificando a relevância dos municípios no enfrentamento dos problemas de saúde pública e corroborando com a luta frequente da presidente do Cosems-PB em defesa dos municípios.

Entre 18 e 27 de janeiro de 2020, a Secretaria de Vigilância em Saúde recebeu a notificação de 10 casos para investigação de possível relação com a Infecção Humana pelo novo Coronavírus e destes, somente um se enquadrou na definição de caso suspeito. Os demais não cumpriram a definição de caso, foram excluídos e apresentaram resultado laboratorial para outros vírus respiratórios como o vírus Influenza A/H1N1, Influenza A/H3 e Rhinovirus.

Durante a reunião também foi apresentada a Lei Orçamentária Anual da União para 2020. Neste ano, o orçamento do Ministério da Saúde é de 134 bilhões de reais e há programações condicionadas à aprovação Legislativa de 4,2 bilhões de reais. Somente para a Atenção Básica, a pasta tem 30 bilhões de reais previstos, 11% a mais do que no ano passado.
Outro ponto de pauta da reunião foi sobre o novo modelo de financiamento da Atenção Básica.

De acordo com a presidente do COSEMS-PB e diretora de Regionalização e Descentralização, Soraya Galdino, o encontro foi extremamente proveitoso para os encaminhamentos iniciais do ano e dá conta das demandas mais urgentes, a exemplo das discussões sobre o novo coronavírus.