Cosems-PB reúne equipe em João Pessoa na 1ª Oficina de Educação Permanente

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) promoveu nesta quinta-feira (19), uma oficina de Educação Permanente. O evento destinado a todas as equipes do órgão foi realizado no Hotel Nord Class, em João Pessoa, nos turnos da tarde e da noite.

Entre as atividades destacaram-se os momentos de integração da equipe, explanação do histórico do conselho, seu papel, prioridades e objetivos, além do público alvo e metas a serem executadas dentro das áreas de atribuição e competência.

Para finalizar a programação que teve como facilitador Anderson Dias foram feitos os encaminhamentos sobre as demandas do grupo, pactuação de agenda de EPS 2018 e projeto de saúde mental (HH), além do calendário de reuniões.

Cosems da Paraíba participa de oficina de Boas Práticas e Prestação de Contas em Brasília

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba, Soraya Galdino e a secretária executiva Ana Carolline participaram durante todo o dia desta quarta-feira (18), da Oficina de Boas Práticas – Prestação de Contas Cosems, que acontece em Brasília. Na programação da manhã, após a abertura, os representantes dos órgãos estaduais participaram de atividades e debates sobre o processo de prestação de contas e pontos de melhoria.

No segundo momento, os representantes discutiram a proposição de melhorias ao processo de prestação de contas, incluindo quando necessário, a proposição de ajustes à deliberação 001 /2016 do Conasems, de 20.01.2016. Ao final da oficina foram realizados os encaminhamentos finais e realizada uma avaliação da oficina, cuja condução contou com o envolvimento da diretoria financeira do Conasems e também dos participantes.

De acordo com a presidente do Cosems, Soraya Galdino, a oficina é de suma importância para a orientação das prestações de contas, o que vai dar mais transparência à aplicação dos recursos. “O Conasems está de parabéns pela iniciativa que atende ao pleito de todos os Cosems que estão preocupados com a aplicação certa dos recursos”.

Plano Regional de Educação Permanente é discutido em 3ª Reunião de Câmara Técnica da CIR Piemont da Borborema

A 3ª Reunião da Câmara Técnica da CIR Piemont da Borborema, 2ª Região de Saúde, aconteceu na última terça-feira (17), em Guarabira e contou com a participação de técnicos municipais, apoiadora Regional e institucional, gestores e apoio COSEMS, para deliberação de pautas para a reunião da CIR, com discussões sobre o perfil de aprovação do Relatório Anual de Gestão–RAG 2017.

Na ocasião também foi discutida a elaboração de Plano Regional de Educação Permanente, atualização Lei do Fundo Municipal, pactuação Inter federativa 2017-2021, entre outras pautas de relevância .

3ª Reunião da CIR Terra de Maringá discute vários temas a exemplo das cirurgias eletivas

A 3ª Reunião Ordinária da CIR Terra de Maringá foi realizada na manhã do último dia 13, no auditório da Policlínica de Pombal. Na reunião estiveram presentes gestores da região, a exemplo da apoiadora do Cosems e da gerência de saúde com o apoio regional e institucional.

Durante a reunião foram discutidos vários temas, mas as pautas focaram nos seguintes pontos: Protocolo clínico do glaucoma e cadastro de pacientes, Minuta Cosems para o FMS, Planos Municipais de Saúde e Relatórios Anuais de Gestão, Programação anual de saúde, cirurgias eletivas 2017 e 2018, PGASS e informes da gerência.

4ª Reunião CIR Vale do Paraíba destaca discussão da atualização da Lei do fundo Municipal de Saúde

Na última segunda-feira (16), aconteceu a 4ª Reunião CIR Vale do Paraíba, na 12ª Região de Saúde, no município de Itabaiana. O encontro contou com a participação de 80% dos gestores da Região, técnicos municipais e estaduais, gerente da GRS, e apoio COSEMS.

Entre as pautas analisadas pelos participantes estiveram a atualização da Lei do Fundo Municipal de Saúde, do 34º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde, Informatização de UBS para implantação do PEC, e outros assuntos de interesse dos conselhos de saúde e que repercutem diretamente na sociedade.

4ª Reunião Ordinária da CIR Vale dos Dinossauros reúne gestores em Sousa

No dia 12 de abril foi realizada, no auditório da 10ª Gerência Regional em Sousa (PB), a 4ª Reunião Ordinária da CIR Vale dos Dinossauros. A reunião contou com a presença de gestores da região, apoiadora do Cosems e da gerência de saúde com apoio regional e institucional.

Na 4ª reunião da CIR Vale dos Dinossauros, foram tratadas pautas importantes, a exemplo de pautas como a Minuta Cosems para o FMS, Glaucoma, Planos Municipais de Saúde e Relatórios Anuais de Gestão, Programação anual de saúde, cirurgias eletivas, PGASS e informes da gerência.

Municípios têm até 20 de abril para enviar dados das ações do Programa Saúde na Escola

Atenção gestores DAB informa: Conforme Portaria nº 21, de 10 de janeiro de 2018, que institui os prazos para envio da produção da Atenção Básica para o SISAB referente às competências de janeiro à dezembro de 2018, e ainda conforme Documento Orientador das Ações do PSE, disponível na parte de “Documentos” no sítio dab.saude.gov.br/portaldab/pse.php, informamos que a data limite para ENVIO DOS DADOS DO PSE AO SISAB é 20/04/2018, referente à competência de março de 2018.

Assim, as ações do primeiro ano do ciclo (2017) devem ser realizadas até o último dia da competência de março, 31/03/2018, de acordo com a referida Portaria.
Para o monitoramento deste primeiro ano do ciclo serão consideradas as ações realizadas de janeiro de 2017 à março de 2018.

Saiba mais em: http://dab.saude.gov.br/portaldab/pse.php

Cosems/PB participa da 2ª Reunião Ordinária da CIB

O Cosems-PB participou na manhã desta terá-feira 10, da 2ª Reunião Ordinária da CIB do ano de 2018, no auditório da CIB, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em João Pessoa.

Dentre as pautas discutidas ficou deliberado que os municípios de residência dos usuários aprovados na Estratégia de Cirurgias Eletivas e que não foram atendidos têm até esta sexta-feira (13) para enviar a lista dos aprovados e aptos à cirurgia, com nome e telefone, para a Secretaria Municipal de Saúde de referência. Este foi um dos pontos de pauta da segunda reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB.

Na oportunidade, ainda foi aprovada a prorrogação de prazo, para o dia 1º de junho, para os municípios contemplados no projeto de implantação dos Complexos Reguladores e Informatização de Redes das Unidades de Saúde, no âmbito SUS, abrirem o processo.

Foi aprovada também a implantação de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) nos municípios de Marcação (Nasf – AB 2) e Carrapateira (Nasf – AB 3); uma equipe de saúde bucal em Vieirópolis e uma Unidade Odontológica em Lastro e ainda a proposta com recurso de Emenda Parlamentar, no valor de R$ 170 mil, para aquisição de uma ambulância para o Hospital Regional de Queimadas.

CIB é o fórum de negociação entre o Estado e os Municípios na implantação e operacionalização do SUS. Como colegiado bipartite, a CIB é composta, igualmente, por representantes da Secretaria de Estado da Saúde e pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde – Cosems.

Assembleia do Cosems-PB discute Fundo Municipal de saúde e outros temas de relevância para a saúde pública

Nas segunda assembleia geral deste ano do Cosems/PB, ocorrida na última segunda (9), reunindo gestores da saúde de vários municípios do Estado no CEFOR de João Pessoa, a presidente Soraya Galdino se reuniu com os gestores e apoiadores do conselho, para discutir e deliberar vários assuntos importantes no âmbito as saúde pública, a exemplo das orientações sobre a mudança da Lei do Fundo Municipal de Saúde

O Conselho também discutiu o parecer do Conselho Fiscal do COSEMS-PB, além da apresentação do Monitoramento e Avaliação dos atendimentos do Glaucoma no Estado da Paraíba , dos municípios executores do atendimento (Campina Grande, João Pessoa, Pombal e Sousa) e do sistema eletrônico de informação.

Outros pontos discutidos foram a regulação, cirurgias, atendimentos e encaminhamentos para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires de Santa Rita, que começou a funcionar nesta segunda-feira (9) e a mudança da cidade sede do 34º Congresso do CONASEMS , tratado pela Dra. Soraya Galdino.