CIR Piemonte da Borborema realiza 1ª reunião da Câmara Técnica de forma remota

A 1ª Reunião da Câmara Técnica CIR Piemonte da Borborema da 2ª Região de Saúde foi realizada na quinta-feira (25) à tarde, de forma remota com a participação de técnicos da Gerência Regional de Saúde e técnicos municipais de saúde da 2ª Região de Saúde e Apoiadora COSEMS-PB.

Dentre os principais pontos destacaram-se o acolhimento aos membros da Câmara Técnica e apresentação do seu papel, reuniões e a competência de acordo com o Regimento Interno da CIB, pactuação do calendário de reuniões e discussão sobre a vacinação contra à COVID-19, além do programa Previne Brasil, instrumentos de gestão, o Projeto Aprimoramento do Planejamento, da gestão e da regionalização da Saúde na Paraíba, dentre outras temáticas.

Na oportunidade foram repassados informes gerais de interesse da Região, como prazo SIOPS, prazo PSE, DigiSUS, Relatório 3º Quadrimestre, RAG dentre outros.

CIR Cariri realiza de forma presencial 1ª Reunião Ordinária da CIR Cariri Ocidental em Monteiro

A 1ª Reunião Ordinária da 5ª Comissão Intergestores Regional – CIR Cariri foi realizada na última sexta-feira (19) de forma presencial em Monteiro, com a recepção da gestora de saúde do município, Ana Paula Barbosa aos colegas secretários da 5ª Região de Saúde e participação da apoiadora do COSEMS de forma remota. Na ocasião foram obedecidos os protocolos sanitários preconizados pelas autoridades de saúde.

A reunião contou a eleição da vice-presidência da CIR e indicação dos membros da CT da CIR e da CIES – Comissão Estadual de Integração Ensino Serviço, além dos informes técnicos da 5ª GRS e COSEMS-PB.

Dentre os secretários, a gestora do município de São João do Cariri, Elian Antonino foi escolhida como vice-presidente da CIR e a apoiadora Lúcia Leal fez apresentação sobre o papel do COSEMS PB no processo de construção do SUS no estado da Paraíba e em nível nacional como também a parceria do COSEMS PB com o Projeto Rede Colaborativa.

CIR Curimataú e Seridó Paraibabo realiza de forma remota 1ª Reunião Ordinária com eleição da mesa e repasse de informes aos gestores

Na quinta-feira (25) ocorreu de forma remota a 1ª Reunião Ordinária da CIR Curimataú e Seridó Paraibano, com participação dos secretários municipais de saúde da região, Gerência Regional de Saúde, apoiadores regional, institucional e do COSEMS. A reunião teve como pauta a apresentação dos Gestores, apoiadores e membros e repasse dos informes como aprovação do Calendário de Reuniões da CT/CIR – 2021, ciência da implantação da ESF e EACS de Barra de Santa Rosa, entre outros.

A reunião foi iniciada com as falas de boas vindas da presidente e da vice-presidente Adriana Selis e Janaina Medeiros), continuando com as apresentações das Apoiadoras Institucional Natália e do COSEMS Lúcia Leal que seguiu também com os informes: SIOPS, PSE, Previne Brasil, DigiSUS, além das conferências Municipais do primeiro ano de gestão como subsídio para o planejamento dos PMS 2022/2025, Curso Imuniza SUS e Manual do Gestor do SUS.

Em seguida houve a a eleição da mesa diretora da CIR com a discussão entre as duas chapas apresentadas e consenso entre os membros para aprovação da chapa 2 composta pelo Gestor do Município de Nova Floresta Lívio Ian de Souza Cavalcante para presidência e a gestora do município de Cubatí, Elaine Cristina de Sousa Medeiros vice-presidência.

Em reunião remota, CIR Borborema realiza acolhimento aos gestores e repasses de informes

A CIR Borborema realizou na quarta-feira (24) às 13h30 a reunião e acolhimento aos gestores 2021-2024, por via remota. Na oportunidade foi aprovado o cronograma anual de reuniões e repasse dos informes gerais de interesse da Região.

Entre os informes relevantes foram tratados o prazo SIOPS, prazo PSE, DigiSUS, Relatório 3º Quadrimestre, RAG, Portaria 166 e 214 de 2021 – Previne Brasil, Recurso do Centro de Atendimento à COVID-19.

Além dos municípios que participaram da reunião, também estiveram online o APOIO COSEMS-PB, a Gerência Regional de Saúde e o Apoio Institucional.

1ª Reunião da CIR do Sertão Univale é realizada de forma remota com 100% de quórum

A 1ª Reunião Ordinária da CIR da 9ª Região de Saúde de Cajazeiras foi realizada na última terça-feira (23) com participação maciça dos gestores, gerentes e apoiadores regionais e institucionais residentes e representantes do Hospital Universitário Júlio Bandeira, além da apoiadora do COSEMS-PB.

Na pauta da reunião foram abordadas o calendário de reuniões de 2021, implantação do Centro de especialidades Odontológica tipo I do município de Uiraúna, implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) no município de Poço de José de Moura, o protocolo de acesso ao ambulatório especializado do HUJB e outros assuntos, além de informes.

Na ocasião também foram estabelecidos critérios de encaminhamento e prioridade no atendimento, com fluxo de referência e contrarreferência, das patologias elegíveis, incluindo os procedimentos de apoio diagnósticos tais como: exames complementares, procedimentos cirúrgicos terapêuticos definitivos ou investigatórios, realizados em ambiente intra e extra institucional, em apoio a RAS, quando serão emitido resoluções.

Na eleição o secretários o gestor do município de Carrapateira, Daniel Tavares da Silva foi escolhido para continuar como presidente da CIR, Neuma Cavalcante de Figueiredo como vice-presidente e da CIR e Christiana Paula Araújo Rolim, técnica do município de Cachoeira dos Índios como 1ª secretaria executiva e Mayara, gestora do município de Monte Horebe como 2ª secretaria executiva da CIR.

Reunião da CIR Cariri Oriental é realizada de forma remota com pauta sobre acolhimento aos novos gestores

Na última terça-feira (23) foi realizada por videoconferência a CIR Cariri Oriental da 15ª Região de Saúde, tendo como principal ponto de pauta o Acolhimento aos Gestores 2021-2024, de forma remota. A 15ª Região é composta por 14 municípios e além dos representantes deles participaram o Apoio do COSEMS, a gerência Regional de Saúde, Apoio Regional e o Apoio Institucional.

Na ocasião foram discutidos assuntos relacionados à Gestão e Planejamento em Saúde, Educação Permanente em Saúde, RAS e o Fortalecimento e atuação da CT.

Durante a reunião da CIR do Cariri Oriental foi realizada a eleição do vice-presidente e repassados informes gerais de interesse da Região, como prazo SIOPS, prazo PSE, DigiSUS, Relatório 3º Quadrimestre , RAG, Portaria 166 e 214 de 2021 – Previne Brasil.

PARECER FAVORÁVEL: 1ª Reunião do Conselho Fiscal do COSEMS-PB é realizado remotamente

A 1ª Reunião do Conselho Fiscal do COSEMS-PB de 2021 foi realizada na tarde desta quarta-feira (24) de forma remota através da Plataforma Zoom. As demonstrações contábeis referentes ao período obtiveram parecer favorável, além de todas as demais operações e práticas adotadas até a data correspondente ao fechamento do balancete.

Participaram da reunião os gestores membros do Conselho, a Diretoria Financeira, o Contador, a Secretaria Executiva e a Assessoria Jurídica do COSEMS. As demonstrações contábeis e relatório de atividades referentes ao 3º quadrimestre de 2020 (setembro a dezembro) e do ano de 2020 (janeiro a dezembro) tiveram parecer favorável, considerando que representaram adequadamente sob todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira do COSEMS-PB.

Além disso, o resultado de suas operações, mutações de seu patrimônio líquido e as origens e aplicações de seus recursos estão de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, , sendo assim aprovada toda a documentação que será enviada para conhecimento e análise do Conselho Fiscal do Conasems e divulgada no site do COSEMS-PB.

COSEMS, SES e SEMS-PB realizam terceiro encontro de acolhimento aos novos gestores municipais de saúde

Com o objetivo de promover o encontro e a integração das esferas da gestão federal, estadual e municipal de saúde, de forma acolhedora, abordando temas que promovam esclarecimento e conteúdo para a condição da gestão de saúde, o COSEMS-PB, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) e a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na Paraíba (SEMS) realizaram eventos virtuais de acolhimento aos novos secretários de saúde, com a última edição realizada nesta quinta-feira (18) através de videoconferência.

As três edições do encontro aconteceram por macros de saúde simultaneamente divididos por temáticas para a 1ª, 2ª e 3ª macrorregiões de saúde. Os encontros de acolhimento tiveram como tema “Compreendendo a gestão do SUS”, através da abordagem de assuntos relacionados à administração pública de saúde, a exemplo de aspectos funcionais e financeiros, planejamento, ações, projetos e sobre as medidas de enfrentamento à Covid e a vacinação.

De acordo com a gestora de saúde do município de Barra de Santana, Eudezia Damasceno, a iniciativa gerou encontros de muito aprendizado. “Foram abordados temas muito importantes para o fortalecimento gestão, tais como, Redes de Atenção à Saúde com foco na Regionalização, Regulação, Cirurgias Eletivas e a Rede Cuidar e por isto tão importante tanto para quem está chegando, quanto para quem continuou na gestão. O evento trouxe informações que empoderam o secretário municipal de saúde, com informações técnicas que impactam na tomada de decisão no processo de produção da gestão em cada município”, disse.

Além dos representantes do COSEMS, da SES e da SEMS que estiveram em todos os encontros, a primeira web contou com participação do presidente do CONASEMS, Willames Freire, que destacou a importância do Conselho Nacional e dos estaduais em dar suporte aos gestores novos e veteranos e os desafios atuais da saúde pública, deixando uma mensagem de ânimo e acolhimento aos secretários.

A presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino reforçou o papel do COSEMS na orientação e apoio ao gestor. Contem com o nosso apoio sempre para defendê-los e dar oportunidade de fala. Quem participou destes três momentos, teve a oportunidade de aprender cada vez mais para fazer uma gestão diferenciada porque quanto mais a gente conhece, mais acerta. Estamos disponíveis e dispostos sempre a apoiá-los”, disse.

COSEMS-PB finalizou nesta sexta-feira (12) a semana de trabalho interno com a MRP Auditoria Externa Auditores Independentes S/S

Foram feitas na manhã desta sexta-feira (12) durante reunião remota, pontuações pela Auditoria Externa a respeito da prestação de contas de 2020 do COSEMS-PB, com a garantia de parecer favorável à aprovação sem ressalvas das contas do COSEMS-PB no ano de 2020.

De acordo com o auditor Ricardo Passos, os relatórios de Opinião e de Melhoria de Controle Interno referentes a 2020 do COSEMS-PB, passaram por relevante aprimoramento. “Houve um aprimoramento relevante em relação ao último ano mostrando o empenho de todos em seguir o padrão recomendado e já estabelecido dentro da entidade, o que caminha para um parecer da auditoria apenas de recomendações em continuar seguindo as práticas em busca de cada vez mais melhorar e aperfeiçoar a gestão e processos de e assim não sendo necessário apresentação de ressalvas dentro do relatório”.

Segundo a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, a avaliação comprova o compromisso da gestão do Conselho em fazer cumprir a missão, visão e valores do conselho dentro da ética, transparência e compromisso com os recursos públicos. “Mais uma vez tivemos este resultado positivo com parecer favorável a aprovação das contas, demonstrando que trabalhamos de forma correta e transparente”, disse.

A auditoria externa foi responsável por auditar demonstrações contábeis, balanço patrimonial e controles internos, conforme a Resolução CFC N. 1.409/2012 e as orientações da Deliberação Conares 002/2018 que aprova o Regulamento para Prestação de Contas dos COSEMS ao Conasems referente aos recursos oriundos da contribuição de representação institucional. A medida tem como objetivo permitir maior conformidade e segurança na tomada de decisões e objetivando refletir as necessidades, os objetivos e política institucional do COSEMS-PB.

Reunião Ordinária CIR Renascer do Brejo é realizada de forma remota com discussão de pauta e encaminhamentos

A Reunião Ordinária da CIR Renascer do Brejo – 3ª Região foi realizada na terça-feira (10) de forma remota com os municípios que a compõem e presença do Apoio do COSEMS, Apoio Institucional e Gerente e do Apoio da 3ª GRS.
A reunião teve como principais pontos de pauta, a oficina Regional de Acolhimento aos Gestores 2021-2024, da gestão planejamento em Saúde; do Opera Paraíba e da vacinação anti-Covid-19, além da eleição da vice-presidente de CIR.

Na ocasião também foram repassados os informes: Previne Brasil, Adesão PSE, prazo SIOPS, Projeto de Conectividade e outros assuntos de interesse da Região.