Trabalhos dos usuários do CAPS de Sumé ganham destaque em exposição da Energisa

Está em cartaz no hall de Exposições da Energisa, o projeto Arte na Empresa, que apresenta a exposição coletiva “Cores do Inconsciente” e   traz obras dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial CAPS I, da cidade de Sumé, no Cariri da Paraíba.

Sobre a curadoria do artista Alexandre Limeira, a exposição é composta de 15 trabalhos acrílica sobre tela, produzido já em 2019, e que apresentam os laços criados através da arte, por meio do projeto “Ateliê Novos Rumos”. O grupo é formado por 15 usuários do CAPS I, entre homens e mulheres com idade de 20 a 54 anos.

Apaixonados por artes plásticas e cores, os novos artistas de Sumé passam para as telas, na pintura abstrata, o seu cotidiano, canalizando os pincéis e telas, as dificuldades, conflitos e angustias do inconsciente.

O trabalho desenvolvido no ateliê junto aos usuários do CAPS I de Sumé, mostra como a arte pode ser utilizada para amenizar efeitos das doenças mentais potencializando e valorizando as formas singulares de processo de livre criação, elevando a autoestima e melhora do equilíbrio emocional.

A exposição fica em cartaz de agosto a outubro de 2019, em João Pessoa, Patos e Campina Grande.

Blog do Bruno Lira

Confira a cartilha para apresentação de propostas ao Ministério da Saúde 2019

A Cartilha para Apresentação de Propostas ao Ministério da Saúde 2019 traz orientações que impactam na agilidade na liberação de recursos e no planejamento e execução dos projetos. A ferramenta orienta os parlamentares, estados, municípios e entidades que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) sobre como ter acesso e aplicar os recursos federais na área da saúde.

No documento, que está disponível para download, os usuários terão acesso a informações que nortearão a destinação de recursos, por exemplo, para obras de construção, reforma ou ampliação de unidades de saúde, compra de equipamentos ou apoio ao custeio de programas na atenção primária e hospitalar.

CLIQUE AQUI E CONFIRA

 

Eleita por aclamação, presidente do COSEMS-PB assume presidência pela quarta vez consecutiva

No terceiro e último dia (9) de realização do Congresso de Secretarias Municiais de Saúde da Paraíba, aconteceu a assembleia extraordinária para a eleição da diretoria do COSEMS-PB no biênio 2019-2021. A odontóloga Soraya Galdino foi reeleita pela quarta vez para a presidência do conselho, desta vez por aclamação. Paralelamente ao processo que aconteceu das 8h às 14h, teve continuidade a programação do evento.

Para o processo foi registrada chapa única, a “Cosems Avança com Trabalho e Qualificação”, composta por Soraya na presidência, Lindinalva Dantas dos Santos, na vice-presidência, Nadja Girleny de Souza na diretoria de Finanças, Antônio Máximo da Silva Neto na diretoria de Gestão e Planejamento, Umberto Joubert de Morais na diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, e João Elísio da Rocha Neto na diretoria de Regionalização em Saúde.

De acordo com a presidente, Soraya Galdino, a sua reeleição e a sucessão de mandatos consecutivos traduzem a satisfação dos gestores com seu trabalho. “Fico mais feliz em saber que estamos no caminho certo do que na eleição em si. Este tempo de mandato me diz muito mais do que uma simples permanência no cargo e me motiva a trabalhar mais como secretária de saúde e presidente do COSEMS-PB, na defesa da saúde pública, através da capacitação e proteção de gestores, algo que repercute no atendimento à população”, disse.

Confira toda a composição da chapa

Livro com história do COSEMS-PB é lançado em João Pessoa em comemoração aos 30 anos da entidade

A história de 30 anos do COSEMS-PB foi sintetizada em um livro de 149 páginas, lançado neste dia 7 de agosto, durante a realização do III Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba e do IV Seminário Gilson Carvalho, que aconteceu em João Pessoa. A cerimônia de lançamento aconteceu em clima de expectativa e excelente receptividade pelos gestores e profissionais de saúde que participaram do evento.

De acordo com a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino ao completar 30 anos em 2018, a diretoria da entidade fez um levantamento histórico e a partir das pesquisas iniciais, decidiu escrever um livro para documentar a pesquisa. “À medida que fomos pesquisando fomos relembrando a importância desta entidade e reconstituindo momentos de destaque para a saúde pública no cenário local e nacional. E essa história culminou neste livro que lançamos”.

“Não podemos comemorar o presente sem enaltecer o seu passado pois foi graças a luta de alguns lá no passado que hoje temos nossa instituição COSEMS tão forte. Este livro foi feito por mim e toda equipe através de um trabalho de garimpagem nos arquivos, atas, fotos e documentos, que culminaram com uma história linda de avanços e conquistas nesses 30 anos”, disse.

E completou: “Agradeço a todos que fizeram parte dessa fundação como presidentes, membros de diretorias e cada um que passou teve sua importância e deixou seu legado. É valorizando a história antiga que podemos fazer uma nova história forte e com muito mais avanços. Ficamos felizes e parabenizamos todos envolvidos na construção desse livro”.

Soraya Galdino recebe Medalha Gilson Carvalho por atuação de destaque

A premiação da Medalha Gilson Carvalho foi um dos destaques do primeiro dia de eventos no Hotel Caiçara em João Pessoa. No final da tarde e início da noite da quarta-feira (7) o COSEMS-PB realizou a cerimônia de entrega da Medalha Gilson Carvalho. A presidente do COSEMS, Soraya Galdino foi premiada como personalidade que faz a diferença na saúde com atuação de destaque, através de votação realizada nos meses de junho e julho.

De acordo com o presidente do CONASEMS, Willams Freire, “Soraya Galdino como presidente do COSEMS-PB e técnica, tem uma importante representatividade na gestão municipal e estadual e é uma das grandes representantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Estamos orgulhosos de participar deste grande evento e aproveitamos para pedir licença aos paraibanos para ela contribuir com os 5.570 municípios do nosso Brasil. Ela está muito grande para servir só ao povo da Paraíba”.

A odontóloga Soraya Galdino de Araújo Lucena foi a vencedora da Medalha Gilson Carvalho, cuja apuração foi finalizada nesta segunda-feira (22). Do universo de 13.323 votantes, 4.339, o correspondente a 32,57%, votaram com Soraya, que também é secretária municipal de Saúde de Itabaiana. Com ela concorreram mais oito personalidades indicadas anteriormente.

Soraya foi secretária de Saúde de Montadas e Pocinhos e atualmente é secretária de Saúde de Itabaiana, presidente do Conselho de Secretarias Municipais da Paraíba (COSEMS-PB) e diretora de Regionalização e Descentralização e Regionalização do CONASEMS.

A Medalha Gilson Carvalho foi criada no I Seminário Gilson Carvalho, como forma de homenagear uma personalidade que tenha contribuído grandiosamente com a construção do SUS na Paraíba, no sentido de fortalecer a sua implementação e consolidação. O COSEMS-PB recebeu sugestões de nomes de personalidades com justificativa de sua indicação para concorrer a Medalha Gilson Carvalho do dia 26 de junho a 8 de julho.

Mamanguape instala o primeiro Salta-Z da Paraíba e inaugura uma alternativa para segurança Hídrica no estado

A SALTA-z é uma solução coletiva de tratamento de água, que contempla as etapas do tratamento de água em estações convencionais, em equipamento simplificado e de pequena escala.
A SALTA-z atende os parâmetros de qualidade de água internacional.

A comunidade e a gestão municipal foram capacitadas pela Funasa e vão coordenar os cuidados com a Solução Alternativa.

A comunidade de Curralinho, assistida com o sistema, era muito preocupante para a gestão municipal, segundo o secretário municipal de saúde “Tudo iniciou a partir da observação feita pelo agente de saúde, acolhida pela Vigilância Ambiental e trabalhada a várias mãos, somos os pioneiros e teremos o maior prazer de incentivar os demais municípios a aproveitarem a oportunidade.”

Mamanguape é o primeiro município do estado a receber um equipamento para pequenas comunidades, como é o caso da comunidade de Curralinho. A SALTA-z é uma tecnologia eficaz e de baixo custo desenvolvida por técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Fonte: SMS de Mamanguape

Congresso Estadual do COSEMS-PB reúne representantes das principais instituições civis

Na mesa de abertura do III Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba e do IV Seminário Gilson Carvalho, que o COSEMS-PB realiza até sexta-feira (9) em João Pessoa, estiveram presentes os principais representantes de instituições do Estado e também do país, a maioria deles também participante da programação do evento.

A composição da mesa contou com a participação do deputado estadual Cabo Gilberto, representando a Assembleia Legislativa da Paraíba, Geraldo Medeiros, pela Secretaria de Estado da Saúde, Renato Tasca pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Lucas Wolmann do Ministério da Saúde, Williams Freire pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Guilherme Ferraz do Ministério Público Federal, Walberto Lira pelo Ministério Público Estadual, Zaira Maria do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Eduardo Cunha do Conselho Estadual de Saúde, dentre outros.

A representatividade das autoridades que prestigiaram a abertura e dos participantes do evento, segundo a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, que também compôs a mesa, é uma demonstração da relevância e importância da atuação do conselho no âmbito da saúde e gestão de saúde pública.

COSEMS-PB abre oficialmente III Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba e o IV Seminário Gilson Carvalho em João Pessoa

Nesta quarta-feira (7) foram abertos oficialmente dois grandes eventos promovidos pelo conselho este ano: o III Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba e o IV Seminário Gilson Carvalho em João Pessoa, que acontecem até a próxima sexta-feira (9). O auditório do Hotel Caiçara, onde acontece o evento ficou lotado de técnicos, gestores e palestrantes.

Segundo a presidente do COSEMS, Soraya Galdino, o evento tem como tema “30 anos do SUS e do COSEMS-PB: Desafios e perspectivas para sustentabilidade do SUS: em Defesa da Democracia e da Vida” e realizará a premiação da Medalha Gilson Carvalho.

Neste primeiro dia a avaliação da presidente é de que os eventos tiveram vários pontos altos, com contribuições importantes de palestrantes e o envolvimento efetivo de técnicos e gestores. “Cada um dos palestrantes deste primeiro dia abordou um assunto dentro das temáticas centrais das duas mesas e o engajamento dos participantes foi muito bom na discussão de temas relevantes para o dia a dia dos profissionais e gestores de saúde”, disse.

A abertura aconteceu às 8h com a formação da mesa composta pelo COSEMS-PB, Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Conselho Estadual de Saúde, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e Federação das Associações do Municípios da Paraíba.

Às 10h começaram as palestras em torno da temática: “Fortalecimento da Atenção Básica – Avanços e Desafios para a segunda maior cobertura do país”, que teve como mediador João Elísio da Rocha do COSEMS-PB e os convidados Renata Tasca (OPAS), Lucas Wolmann (Ministério da Saúde), Willams Freire (CONASEMS) e Renata Nóbrega (Secretaria de Estado da Saúde). Cada palestrante falou por meia hora.

À tarde a temática foi sobre “Estratégias de Provimento e Fixação de Médicos na Paraíba e contou com a moderação de Antônio Máximo Neto do COSEMS-PB e os seguintes convidados: Lucas Wolmann (MS), Vanessa Meira Cintra (Programa Mais Médicos), Cristina Sette (COSEMS-PE) e Felipe Proenço (UFPB)

Após um breve intervalo, aconteceu o lançamento do livro “30 Anos COSEMS-PB) e a premiação da Medalha Gilson Carvalho, encerrando as atividades do primeiro dia.

Eventos realizados pelo COSEMS-PB que começam amanhã (7) estão com as vagas esgotadas

Todas as vagas para o III Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba e o IV Seminário Gilson Carvalho, no Hotel Caiçara, em João Pessoa, que começa amanhã (7) e vai até o dia 9, foram esgotadas. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado da Paraíba (COSEMS-PB) informou que não há mais condição de ninguém participar do evento sem ter feito a inscrição.

De acordo com a Presidente, o espaço está lotado e por isto não há condição de participação sem confirmação na lista de presença. O COSEMS-PB lembrou que também não haverá vagas para ouvintes e o acesso só será feito através da inscrição prévia.

O evento tem como tema “30 anos do SUS e do COSEMS-PB: Desafios e perspectivas para sustentabilidade do SUS: em Defesa da Democracia e da Vida”. Na ocasião também será lançado o livro “30 Anos do COSEMS-PB”, premiação da medalha Gilson Carvalho, sala para atendimentos aos gestores com técnicos do ministério da saúde e eleição do COSEMS-PB.

COSEMS-PB divulga programação do III Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba e do IV Seminário Gilson Carvalho

Entre os dias 7 e 9 de agosto, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado da Paraíba, COSEMS-PB, vai realizar o III Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba e o IV Seminário Gilson Carvalho, no Hotel Caiçara, em João pessoa. O conselho divulgou a programação do evento, que incluem mesas, exposição e palestras, além de outras atividades.

O evento tem como tema “30 anos do SUS e do COSEMS-PB: Desafios e perspectivas para sustentabilidade do SUS: em Defesa da Democracia e da Vida”. Na ocasião também será lançado o livro “30 Anos do COSEMS-PB”, premiação da medalha Gilson Carvalho, sala para atendimentos aos gestores com técnicos do ministério da saúde e eleição do COSEMS-PB.

As inscrições devem ser feitas através do link disponível no site do Conselho: https://doity.com.br/3congsmspb

Confira a programação CLICANDO AQUI