Nota Informativa 05/2018 SMS/VS/VE Informa acerca do esquema de vacinação da Vacina Tríplice Viral (SARAMPO, CACHUBA E RUBEOLA)

Indicação: Proteção contra rubéola, caxumba, sarampo e suas complicações.

Quem pode se vacinar: Crianças a partir de 12 meses, adolescentes e adultos até 49 anos.

Contraindicações: Imunodeprimidos, gestantes e alergia grave (anafilaxia) a um dos componentes da vacina, alergia grave a ovo de galinha (anafilaxia).

Esquema de doses:
Crianças a partir de 12 meses: uma dose aos 12 meses, e reforço entre 15 meses.
Crianças a partir de 2 anos de idade adolescentes e adultos até 49 anos: duas doses com intervalo mínimo de um mês. A vacina pode ser aplicada a qualquer momento, em qualquer idade, exceto durante a gestação. Idealmente todo adulto deve ter a comprovação de duas doses da vacina, aplicadas em qualquer momento da vida. ( uma vez vacinado sem comprovação é considerado NÃO VACINADO ).
OBS: para mulheres em idade fértil, é recomendado evitar engravidar nos 30 dias seguintes à vacinação.

Eventos adversos: Raros, mas quadro febril com ou sem exantema ou aumento da parótida podem surgir 7 a 10 dia após a aplicação.

ATENÇÃO: Nota Técnica Nº.33/2013 CGPNI-MS-SVS-VE; A vacina contra febre amarela não deve ser administrada simultaneamente com outras vacinas de vírus vivos atenuados, como a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) ou a varicela. É necessário estabelecer um intervalo mínimo de 30 dias entre as doses, salvo em situações especiais que impossibilitem manter o intervalo indicado. Se as vacinas forem administradas com menos de 30 dias de diferença pode ocorrer interferência na resposta imunológica.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 10 =