Ministério da Saúde e UFSC oferecem especialização gratuita para farmacêuticos do SUS

eadA Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Ministério da Saúde, realiza a 2ª edição do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica – EaD: Especialização, Aperfeiçoamento e Estudos de Aprofundamento. As inscrições para o Processo Seletivo para 2014 estão abertas até 21 de outubro e são gratuitas. O pré-requisito para cursar a Gestão em Assistência Farmacêutica é ser profissional farmacêutico e atuar no serviço público de saúde ou como docente de Curso de Graduação em Farmácia.

Serão oferecidas 1.600 vagas. Das vagas ofertadas, 75% serão destinadas a farmacêuticos atuantes no serviço público de saúde e 25% para farmacêuticos que exerçam atividade docente em disciplinas de cursos de graduação em Farmácia, reconhecidos pelo MEC ou pelo Conselho Estadual de Educação. O curso teve uma primeira turma em 2010/2013 com a participação de 2.000 alunos de todo o país.

“Existe uma demanda grande por formação na área de gestão da assistência farmacêutica. Essa é uma temática ainda pouco abordada nos cursos de graduação em Farmácia, por isso mesmo estamos destinando 400 vagas para docentes. Nosso objetivo é qualificar os farmacêuticos e capacitar os professores”, afirma a professora do Curso de Farmácia da UFSC e coordenadora da 1ª. edição do curso, Mareni Rocha Farias.

De âmbito nacional, o curso foi elaborado com a participação de docentes de diversas universidades do país e conta com a coordenação da UFSC que administra a plataforma online e interativa onde as aulas são ministradas. O curso terá alguns encontros presenciais e os candidatos poderão se inscrever em um dos 13 Polos Regionais por todo o Brasil. Os Polos Regionais serão: Manaus (AM), São Luís (MA), Natal (RN), Salvador (BA), Vitória da Conquista (BA), Divinópolis (MG), Brasília (DF), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Ribeirão Preto (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS).

O Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) financiaram e deram o suporte técnico para a realização do curso.

“Nós trabalhamos no projeto e percebemos que a UFSC se revelou uma ótima parceira com expertise na área e com uma ótima relação com as outras instituições o que possibilitou a contribuição de outras entidades na elaboração do conteúdo do curso. Podemos dizer que este projeto foi escrito em rede, dentro da perspectiva do que nós buscávamos”, explica José Miguel do Nascimento Júnior, diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde.

As aulas começam em março de 2014 e vão até fevereiro de 2015. As inscrições estão abertas até o dia 21 de outubro de 2013, na página www.unasus.ufsc.br/gestaofarmaceutica

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro − três =