Melhor em Casa presta cuidados a pacientes na casa das famílias

O programa Melhor em Casa está levando mais conforto e comodidade para os pacientes do município de Areia com doenças crônicas, vítimas de acidente, idosos, pessoas em tratamento com dificuldade de locomoção. O programa foi implantado este ano, depois que a Secretaria Municipal de Saúde submeteu um projeto ao Ministério da Saúde.

No começo da semana, dona Maria Pereira, de 84 anos, recebeu a visita de uma das equipes do Melhor em Casa. A aposentada sofreu uma fratura de fêmur há um ano e não consegue mais se locomover. Dona Graça, como é conhecida na comunidade, recebeu atendimento de enfermagem com aferição da pressão arterial, fez exercícios de fisioterapia, trabalhou a voz com a fonoaudióloga e ainda teve sangue coletado para exames. “Eu estou me sentindo mais nova depois da visita desse pessoal porque estou me movimentando novamente. Eu sou apaixonada por eles”, disse Maria Pereira.

A equipe é formada por enfermeiro, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, técnico em enfermagem, assistente social, médico, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico. Por dia o programa visita seis pacientes em todos as localidades de Areia. “A ideia é que pelo menos uma vez na semana os doentes que não podem sair de casa, recebam o nosso atendimento no conforto do lar. Mas em alguns casos, a nossa atuação pode ser maior, com mais visitas”, destacou Elzanice Brandão, coordenadora do Programa no município.

O programa é ligado à Atenção Básica de Saúde. Os agendamentos, portanto, são feitos pelas Unidades Básicas de Saúde que acompanham os pacientes por meio dos Agentes Comunitários de Saúde.

Fonte: Prefeitura Municipal de Areia

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − seis =