Mais Médicos é tema central nas discussões do último dia de reunião do CONARES

O último dia da assembleia do CONARES nesta sexta-feira (23) centrou as discussões no novo edital do Programa Mais Médicos e na saída dos médicos cubanos. A reunião realizada pela primeira vez na Paraíba aconteceu no Hotel Caiçara em João Pessoa reunindo secretários municipais de saúde, representantes de capitais e dos COSEMS de todas as regiões do país.

De acordo com o vice-presidente do CONASEMS e presidente do COSEMS-PB, Charles Tocantins, a discussão dos gestores sobre o programa Mais Médicos foi de máxima importância. “Estarmos em um congresso de secretários e dirigentes do Brasil com representantes de todo o país discutindo o Mais Médicos é de suma importância para o restante do país. É preciso ficarmos atentos ao que é responsabilidade do município e ao que é dever do Ministério da Saúde. Os municípios vão continuar arcando com o custeio de hospedagem e alimentação, como sempre foi feito com os cubanos, mas as despesas com deslocamento, por exemplo, é responsabilidade do MS”.

Para o vice-presidente do CONASEMS, Willians Freire, também falou o edital de reposição do Mais Médicos e o destaque do COSEMS-PB para realização desta reunião do CONARES. “O COSEMS-PB se destaca em todo o país e junto com o CONASEMS, conseguiu trazer temas importantes para debatermos aqui com participação grande de gestores e o Brasil, o que é um marco histórico. Neste último dia falamos sobre o Mais Médicos e com o acerto entre o CONASEMS e o MS de que será publicado o edital de reposição que não foi lançado anteriormente logo após o final desse processo de contratação dos médicos brasileiros para o programa”, disse.

A presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino disse que o evento obteve êxito e estava feliz pela realização dele em João Pessoa e pelas discussões. “Estou muito feliz porque durante estes dias nós pudemos trazer com o apoio do presidente do CONASEMS, Mauro Junqueira, esta assembleia pela primeira vez para a Paraíba e estivemos reunidos com os representantes do nosso Estado e do país, pessoas que discutem as políticas públicas de saúde e além das grandes discussões tivemos a palestra e o lançamento do livro de uma das autoras de maior referência na nossa área”, disse referindo-se a advogada Lenir Santos.

Dentre os temas discutidos, estiveram os projetos do CONASEMS como o Aedes na Mira, o lançamento de dois Webdocs Brasil, aqui tem SUS, além da assinatura do Termo de Acordo de Cooperação com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. O evento também foi marcado por palestra e lançamento do livro da advogada Lenir Santos, especialista em Direito Sanitário.

Segundo Lenir Santos, que proferiu palestra sobre o SUS e realizou o lançamento da 5ª edição de um dos seus livros, o encontro foi proveitoso e oportunizou falar sobre um tema que ela domina e pelo qual é apaixonada – o SUS. “Na minha palestra falei sobre o passado, presente e futuro, abordando a história do SUS, desde sua origem, dos altos e baixos que tivemos e as nossas perspectivas de futuro, sabendo que temos muita coisa boa consolidada e que se trata de um sistema que veio para ficar”, disse.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 12 =