Mais de 80 trabalhos de municípios paraibanos são apresentados em 1ª Mostra Paraíba Aqui tem SUS, realizada nesta quinta pelo COSEMS/PB

A 1ª Mostra Paraíba Aqui tem SUS foi realizada nesta quinta-feira (25) pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS/PB). O evento foi realizado no CEFOR nos dois turnos e durante este período foram apresentados 81 trabalhos, que resultaram com a premiação de 17 municípios paraibanos nas categorias previstas pelo edital. Destes, 15 representarão a Paraíba na 16ª Mostra Brasil aqui tem SUS”.

Todos os trabalhos inscritos para a 1ª Mostra Paraíba aqui tem SUS serão publicados na plataforma Idea SUS da Fiocruz.

De acordo com a presidente do COSEMS, Soraya Galdino, a realização do evento é um sonho antigo e a participação dos gestores superou as expectativas. “São experiências bem-sucedidas realizadas em todos os municípios e hoje estamos podendo mostrá-las, tivemos 81 trabalhos nesta primeira edição e essa adesão é prova de que precisamos mostrar o SUS que dá certo”, disse.

Para a secretária executiva da Secretaria Estadual de Saúde, Renata Nóbrega, o evento valoriza as experiências desenvolvidas nos municípios. “Este evento que o COSEMS organizou tem grande relevância para todos os secretários municipais e o Estado porque neste espaço estão sendo compartilhadas experiências vivenciadas em todos os eixos de consolidação do nosso SUS, trata-se de uma oportunidade de troca entre os gestores na qual todos ganham”, disse.

Segundo a secretária de Saúde de Santa Luzia, Ceciliana Medeiros, a mostra gerou oportunidade para os municípios apresentarem seus trabalhos em espaços de grande repercussão. Ela explicou que o município apresentou três trabalhos, com experiências do CAPS, da Vigilância em Saúde e do Centro de Especialidade Odontológica.

O secretário de Mamanguape, Antônio Máximo disse que o município apresentou quatro experiências exitosas e que o evento oportuniza a troca de experiência com outros municípios e contribui para o fortalecimento do SUS.

A secretária de Saúde de Boa Vista, Carolina Farias, o município participou da mostra apresentando uma experiência inusitada e bem-sucedida na área de saúde mental na infância. “Estamos mostrando a implantação desde 2017 de um serviço inovador na área de saúde mental sobre a intervenção precoce na pequena infância. Então um espaço como este é muito importante para podermos mostrar o que está dando certo no nosso município e para que outros possam tomar estes exemplos como referência”, disse.

Na ocasião, as prefeitas de Barra de Santana, Cacilda Andrade e a prefeita de Belém, Renata Cristinne, parabenizaram a iniciativa do COSEMS e destacaram a importância de terem o evento para o intercâmbio de práticas e informações.

“Saímos do evento inspirados porque se trata de trabalho que vai além da rotina, é desafiador. Parabenizo a todos, inclusive minha equipe que trouxe nove trabalhos para apresentar na mostra. Estamos motivados e já pensamos nas próximas edições. Independentemente do resultado todos aqui já são vitoriosos”, disse.

Confira quais foram os trabalhos premiados:

 

 

15 trabalhos que representarão a Paraíba na mostra nacional

Trabalhos premiados na categoria webdoc

Na premiação por temática – Atenção Básica, estes três trabalhos venceram por empate

Na premiação por temática – Vigilância, este foi o trabalho premiado

Na premiação por temática em Gestão do trabalho e educação em saúde, este foi o trabalho premiado

Na premiação por temática – Controle Social, este foi o trabalho premiado

Na premiação por temática – Planejamento local do SUS, este foi o trabalho premiado

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 14 =